Cinco dicas para quando faz trekking, mesmo com chuva

Cinco dicas trekking atividade física lifestyle saúde mulher homem
[Fotografia: Toomas Tartes/Unsplash]

Para os amantes de atividade física e para quem nunca fez, as caminhadas são sempre uma boa solução por se tratar de um exercício simples e que tem vários benefícios para a saúde. E nem mesmo as condições climatéricas devem fazer acalmar a vontade de se mexer.

“É uma atividade que todos podem fazer independentemente da sua forma física”, disse o personal trainer Jesús Hernández em declarações ao site El Mundo, referindo que se torna mais fácil “manter a motivação, combinando diversão e desporto”.

O trekking, por isso, é uma boa solução. Fazer caminhadas nas montanhas, com várias inclinações e distâncias acaba por fortalecer o seu corpo e prevenir lesões, tal como conta o especialista.

Quando fizer este atividade tenha em conta cinco dicas: primeiro, procure começar com calma. Uma pessoa mais pesada terá de optar por uma distância mais curta, com poucas mudanças de inclinação, para o corpo se ir habituando.

De seguida, encontre o calçado indicado para a prática desportiva em questão. Isto porque é essencial que apoie bem o pé e em segurança para evitar lesões.

Quando estiver a fazer trekking e estiver numa descida, preocupe-se andar com passos curtos para não danificar as articulações. Nas subidas, ande em ziguezague para não sobrecarregar os joelhos.

Compre bastões próprios para a atividade física. Este acessório vai ajudar a caminhar com mais segurança, firmeza e distribuir o peso, aliviando a sobrecarga das articulações.

Por fim, faça pausas durante a caminhada nas montanhas. Durante este tempo, o seu corpo vai descansar ganhando nova resistência.