Publicidade Continue a leitura a seguir

Cinco doenças que podem atingir o peito da mulher

Percorra a galeria de imagens acima para ficar a par das doenças que podem afetar o peito da mulher e saber mais sobre o cancro da mama. [Imagens: Shutterstock]
Mastalgia – também conhecida por dor na mama, costuma ocorrer antes ou durante a menstruação, mas pode surgir ao longo de todo o ciclo. Trata-se de uma dor causada pelas alterações hormonais e é transitória. Nada tem a ver com cancro da mama.
Quistos da mama – não são mais do que nódulos que contêm líquido e costumam ser benignos. Visíveis através de ecografia mamária, quando volumosos podem ser aspirados. Se o conteúdo for sólido ou líquido com ecos no interior, há a hipótese de serem malignos.
Abcesso da mama – menos comum, corresponde à acumulação de pus na mama, sendo necessário tomar antibiótico e fazer uma drenagem cirúrgica.
Mastite – corresponde a uma infeção da mama, ocorrendo normalmente durante o período de amamentação após o parto. A mama infetada tem tendência a ficar com uma cor avermelhada, inchada, mais sensível e quente. Trata-se com antibiótico.
Cancro da mama – é um tumor maligno que se deteta através do aparecimento de um nódulo ou de secreção mamilar sanguinolenta, devendo-se fazer uma mamografia e/ou ecografia (sobretudo em peitos mais densos). As biópsias ajudam a perceber o tipo de tumor (benigno ou maligno) e o tratamento pode ser através de cirurgia (para remover o tumor), radioterapia, quimioterapia ou bloqueios hormonais (para que o tumor diminua).
Fatores de risco para o desenvolvimento de cancro da mama: história familiar ou pessoal de cancro; ter mais de 60 anos; ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos; ter tido o primeiro filho após os 30 anos; não ter tido filhos; ter a menopausa depois dos 55 anos; ter excesso de peso/obesidade.
Colocar próteses mamárias aumenta o risco de sofrer de cancro da mama? Não está provado que os implantes potenciem o aumente o risco de desenvolver cancro da mama, mas sabe-se que pode dificultar o diagnóstico precoce, pois o implante acaba por dificultar a visibilidade na mamografia – nestes casos, o ideal é fazer uma ecografia complementar e, eventualmente, uma ressonância magnética.
Os quistos da mama podem dar origem a cancro? Feitos de líquido, os quistos são alterações benignas que tendem a aparecer nas mulheres entre os 15 e os 50 anos. Normalmente não causam dor, sendo difícil a mulher detetar e até ao momento não há evidências de que possam dar origem a cancro da mama.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Além do temido cancro da mama existem outras doenças que podem comprometer a saúde feminina na zona do peito. Distingui-las desde os primeiros sintomas é importante para não entrar em pânico e saber como agir corretamente. Reunimos cinco e explicamos-lhe tudo, sem medos.

Alguns dos sintomas podem ser parecidos ou comuns, daí que exames como a mamografia e a ecografia sejam fundamentais na prevenção e diagnóstico, alerta a ginecologista e obstetra Sofia Serrano n’ O livro da mulher. Por vezes, uma dor ou um nódulo na região do peito não são sinal de cancro, assim como um quisto pode ser apenas isso: um quisto.

Na galeria acima apresentamos cinco doenças mamárias – incluindo o cancro da mama. Com a ajuda da especialista explicamos quais os sintomas ou sinais de cada uma dessas doenças e ainda quebramos alguns mitos sobre o cancro da mama – por exemplo: Quais os verdadeiros fatores de risco? Podem os quistos dar origem a cancro? Colocar próteses mamárias aumenta o risco de sofrer de cancro da mama? São perguntas às quais damos resposta.

Percorra a galeria de imagens acima para ficar a par das doenças que podem afetar o peito da mulher e saber mais sobre o cancro da mama.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Dores mamárias? Conheça os vários culpados

Estes alimentos aumentam o risco de cancro de mama