Cinco passos para recuperar do abuso emocional numa relação

Corpo Mente abuso emocional manipulção mulher homem relação Saúde mental
[Fotografia:

Para entrar numa fase de recuperação e conhecimento, após uma relação em que se foi alvo de manipulação psicológica e violência verbal de forma constante, é preciso seguir estes passos, segundo Stephanie Sarkis, licenciada em Filosofia da Saúde, estipulou ao site MindBodyGreen.

Procure voltar a afirmar o seu valor. Nunca se sinta culpada por não ter conseguido cumprir os requisitos do ex-companheiro. Pois as pessoas que se comportam assim têm a tendência de tratar com uma rainha e depois deitar abaixo a pessoa.

Não volte a falar com a pessoa que a tratou mal. Deve evitar estar em comunicado com o abusador para conseguir distanciar-se e seguir em frente, sem estar exposta a um ambiente tóxico. Por mais, que o “ex” prometa mudar, não acredite porque este tipo de pessoa só piora.

É importante definir a sua identidade. Quanto mais tempo esteve numa relação tóxica pior a sua identidade ficou. Deixou de ter os hábitos que tinha por ter sido manipulada.

Faça uma reflexão e perceba o que ganhou com esta relação terminada, faça uma lista das coisas que gosta de fazer e entenda que tem uma “força” dentro de si por se ter afastado do “ex”.

Não fique com ciúmes do novo amor. Leu bem, não queira saber com quem está e onde está o “ex”. Não fique com inveja da pessoa com quem está. Desfrute da nova fase em que se encontra.

Experimente treinar o perdão. É fundamental que encontra um equilíbrio consigo sobre o que aconteceu. Tem de perdoar o “ex”. Não pelos abusos verbais ou manipulação, mas pelo seu bem-estar. Por si. Para finalmente conseguir seguir em frente.