Cinco soluções para acabar com o hábito de andar a petiscar

iStock-1131108101 (1)
[Fotografia: iStock]

Com todo o stress que as pessoas acumularam e continuam a acumular por não poderem fazer atividades que antes as animavam devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o refúgio, para alguns, passou a ser a comida.

Numa análise estritamente científica, o ato de comer causa a libertação de duas hormonas: a dopamina e a endorfina. A primeira é a do prazer que se sente antes de comer e a endorfina é a hormona do bem-estar e que se sente depois de comer.

No entanto, toda a comida ingerida, combinada com o facto de os ginásios ainda estarem fechados, pode resultar em ganho de peso indesejado.

Como tal, é preciso ter controlo sobre aquilo que se come para que as consequências não sejam devastadoras. O Delas.pt reuniu algumas dicas que podem ajudar.

Faça um diário alimentar

O primeiro passo para mudar um hábito é ter consciência do que se faz regularmente. Manter um diário alimentar por alguns dias, uma semana ou até um mês, pode ser uma ajuda para controlar os hábitos alimentares e emoções associadas. Para isso só precisa de escrever tudo o que come e que emoções sente antes de o fazer, uma vez que um ato influencia o outro.

Coma devagar e mastigue bem a comida

Lembre-se de que qualquer alimento que não tenha sido suficientemente digerido pelas enzimas da boca acaba por colocar o sistema digestivo em stress. Mastigue bem cada pedaço de comida antes de engolir para iniciar a libertação de enzimas que quebram os hidratos de carbono na boca.

Estabeleça refeições regulares

Ao fazer isto, é muito menos provável que comece a fazer lanches desnecessários. O corpo precisa de tempo suficiente para digerir os alimentos para extrair todos os nutrientes necessários. Se começarmos a fazer um lanche entre cada refeição, pode estar a causar stress contínuo aos órgãos digestivos.

Mantenha-se hidratada

Frequentemente, confunde-se fome com falta de água. Experimente beber um copo de água com uma fatia de limão ou tome um chá de ervas da próxima vez que lhe apetecer petiscar. Quando está bem hidratada, o metabolismo funciona com mais eficiência e a sua pele fica mais radiante.

Faça exercício físico regularmente

Um estilo de vida sedentário tem um impacto grande na saúde. O corpo humano está programado para ser ativo. Se não fizer exercício físico regularmente, o corpo entra em stress. Com o aumento, a vontade de petiscar também aumenta. Por essa razão, defina um horário para ir dar um passeio ou uma corrida.