Publicidade Continue a leitura a seguir

As desculpas mais esfarrapadas para não fazer sexo

1. "Não faço sexo porque me dói a cabeça." Em 2013, uma equipa de neurologistas da Universidade de Munster, na Alemanha, descobriu que fazer sexo pode levar ao alívio parcial ou total de dores de cabeça e até de enxaquecas. O sexo faz libertar endorfinas a partir do sistema nervoso central e essas hormonas funcionam como analgésicos. Se o difícil é começar, peça ao seu parceiro para iniciar lentamente os preliminares.
2. "Estou muito stressada, não consigo pensar nisso." Stress é igual a riscos para a sua saúde cardiovascular. Sexo é igual a melhoria da condição de saúde o coração, porque equilibra os níveis de esterogéneo e testosterona (sim, as mulheres também têm esta hormona), o que vai beneficiar por sua vez os níveis de colesterol no organismo. Resultado? Diminui o risco de ter um enfarte.
3. "Estou demasiado cansada!" E como toda a gente sabe, um estado de cansaço avançado sobretudo por causa de intensos períodos de atividade intelectual aumenta a dificuldade de descansar e a incidência de insónias. Mas depois do orgasmo é impossível não dormir, basicamente porque o córtex entra, literalmente, em estado de repouso logo a seguir, de acordo com investigações sobre comportamentos sexuais na Universidade Pierre et Marie Curie, em França.
4. "Tenho de me levantar cedo amanhã." Há duas razões para não usar esta desculpa. Primeira: nem todas as sessões de sexo precisam de ser maratonas. Vá direta ao assunto para não demorar muito tempo. Segunda: as endorfinas outra vez. Esta hormona do bem-estar não aparece nem desaparece de repente, permanece por bastante tempo no organismo e vai fazê-la acordar bem-disposta e com energia, mesmo que durma um pouco menos.
5. "Esqueci-me de tomar a pílula." Há mais maneiras de controlar a natalidade, muitas delas muito práticas e que afetam muito menos o organismo da mulher. Quem sabe se desta vez, experimentando usar preservativos, o anel vaginal, o diafragma não deixa os anticoncecionais hormonais de parte.
6. "Está muito frio/está muito calor." A sério? Ainda não ouviu falar em aquecedores, ar-condicionado, etc? Esta desculpa é mesmo muito má. Além disso, um corpo bem hidratado pode beneficiar do exercício físico para equilibrar a temperatura corporal.
7. "As crianças podem acordar." Pois podem, até quando a casa está em silêncio total elas podem acordar. Mas a chave da porta do quarto faz milagres, o edredão no chão pode ser um excelente colchão que não chia ou pode até mudar do quarto para a sala para estar mais afastada dos miúdos. Crianças que vêem os pais felizes são mais felizes, diz o estudo 'The Secrets of Happy Families'. Elas não podem ser uma desculpa para não ter intimidade com o seu parceiro.
8. "Não fiz a depilação." E desde quando é que isso é um problema seu? Fica menos excitada com os seus próprios pelos? Os pelos impedem-na de fazer alguma coisa? Diga a verdade: lembra-se disso durante a intimidade? Se o problema é os momentos que a antecedem, conduza onde lhe podem e não podem tocar, use um cinto de ligas e uma meias altas... e marque depilação definitiva na próxima segunda-feira.
9. "Estamos zangados." Fazer sexo liga as pessoas. Um estudo da Universidade da Califórnia demonstra que o sexo, por causa da oxitocina que aumenta no organismo com o prazer, nos envia sinais agradáveis sobre os que nos provocam esse prazer. Aproveite o sexo para começar a fazer as pazes se estiver zangada. Conversem amanhã, depois de fazerem sexo e dormirem sobre o assunto.
10. "Não são horas." Há horas para o prazer? Não há nenhuma razão científica para não fazer sexo de manhã, à hora do almoço... Aliás, segundo um estudo recente é às 15h00 que homens e mulheres têm os níveis hormonais mais equilibrados para uma boa prestação sexual. As mulheres têm a essa hora elevados níveis de cortisol, o que lhes dá energia, e os homens têm elevados níveis de estrogéneo o que lhes dá maior sensibilidade.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não querer fazer sexo é razão suficiente para não fazer sexo. “Porque não me apetece” deve chegar como resposta. Não é preciso justificar mais nada, seja mulher, seja homem. Diga sempre a verdade, em vez de inventar desculpas esfarrapadas, nas quais já ninguém acredita.


Veja também como o tempo afeta a qualidade sexual das relações.


O seu parceiro sexual até pode fingir que acredita, mas o mais certo é que ele ou ela vá navegar na internet e deparar-se com estudos científicos que desmentem aquilo que diz. Descobriu-se recentemente que fazer sexo alivia a dor de cabeça, porque a química do cérebro se altera. Acha que ainda faz sentido dar esta desculpa? E há muitas outras que têm cada vez menos razão de ser – a ciência é que explica que fazer sexo é bom para tudo!

Veja as desculpas que não pode usar para não fazer sexo na galeria em cima.

Por que é que casar acaba com o sexo?