Covid-19 está a levar mulheres a uma mudança profissional

pexels-edmond-dantès-4347447 (1)
[Fotografia: Pexels]

Embora o impacto a longo prazo relativo à pandemia provocada pelo novo Coronavírus e as consequências económicas associadas ainda não tenham sido totalmente vistas, o número recorde de pessoas licenciadas e desempregadas já é evidente. Mas agora, estudos afirmam que muitos estão a considerar esta experiência sem precedentes como um momento oportuno para fazer mudanças.

As mulheres foram desproporcionalmente afetadas pela pandemia em geral, visto que têm mais probabilidade de ser trabalhadoras essenciais e de sofrer o impacto do stress combinado da vida familiar e doméstica que muda rapidamente.

No entanto, as mulheres também demonstraram uma resiliência única ao longo do ano. Recorde que os países com líderes femininas se saíram melhor durante a pandemia em geral.

De acordo com uma nova pesquisa da rede de mulheres profissionais da empresa AllBright, as mulheres estão a emergir sem precedentes com uma mudança de carreira em mente.

A pesquisa concluiu o seguinte: um quarto das mulheres investigadas está a abrir um novo negócio. Os setores com maior crescimento são “saúde e bem-estar” e “publicação” para estas novas empresárias. Metade das mulheres pesquisadas acredita que o Covid-19 lhes proporcionou novas oportunidades profissionais em longo prazo.

“Os resultados da nossa pesquisa com mais de 800 membros destacaram que muitas mulheres estão a usar o seu renovado senso de perspetiva e resiliência para garantir que a experiência dos últimos meses não as prejudique e, como organização, estamos a ajudá-las a fazer isso”, disse em comunicado a cofundadora da AllBright, Anna Jones.