Covid-19 responsável por 8% do total de todas as queixas recebidas em 2021

unsplash manif
[Fotografia: Unsplash]

“Relacionadas com a Covid-19 estão 8% do total de reclamações deste ano, um aumento face a 2020”. De acordo com dados comunicados pelo Portal da Queixa foi registado um aumento de 145% nas reclamações que visam a pandemia e quando comparado este ano com o anterior.

E a plataforma detalha: “Como principais motivos de reclamação, a esmagadora maioria reportou problemas com o agendamento e processo de vacinação (63%) – que arrancou a 27 de dezembro de 2020 -, dificuldades com testes e exames (resultados, marcação) geraram 25% das queixas, problemas com o certificado digital (dificuldade de acesso, erro na obtenção) representam 12% das reclamações e os constrangimentos relacionados com o isolamento profilático (emissão de baixa, acompanhamento), originaram 5% das queixas registadas pelos utentes na maior rede social de consumidores de Portugal.”

Os dados agora apresentados comparam o período de 1 de janeiro e 19 de dezembro de 2021 com o de 2020, sendo que o período de vacinação arrancou a 27 de dezembro em Portugal.

Segundo dados do Portal da Queixa, a estrutura “recebeu um total de 5869 reclamações dirigidas ao setor da Saúde”, o que configura “um decréscimo de 4% em comparação com o mesmo período de 2020, onde foram registadas 6103 queixas”.