Publicidade Continue a leitura a seguir

De Joana Vasconcelos a Cláudia Vieira: conheça as Barbies portuguesas de 2018

Percorra a galeria de imagens e fique a conhecer as 10 mulheres que serviram de personificação para os Barbie Awards desta edição de 2018.
A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos. Chegou para arrasar, com a roupa igual à sua própria Barbie.
Cláudia Vieira, embora tenha começado a sua carreira na SIC, foi na segunda temporada de Morangos com Açúcar, na TVI, que a atriz ganhou mais visibilidade e se tornou na mulher poderosa de hoje.
Raquel Strada. Atriz, apresentadora, blogger, escritora. Uma mulher multifacetada que se distingue em várias áreas.
Conceição Queiroz, uma das jornalistas televisivas mais carismáticas de Portugal. Um dos motivos pelos quais ganhou esta distinção foi precisamente pelo seu jornalismo contra a indiferença.
A superintendente Madalena Amaral, a primeira comandante mulher do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública.
Joana Schenker, atleta portuguesa de bodyboard. Em 2017, sagrou-se campeã mundial da modalidade, a primeira portuguesa a conseguir esse feito.
A judoca Telma Monteiro. Conquistou a Medalha de Bronze no Rio de Janeiro, em 2016, e é a atleta mais titulada do judo português.
Zita Martins, astrobiologa. É considerada uma das maiores especialistas do mundo na astrobiologia. Quer averiguar a existência de vida em Marte.
A fadista Ana Moura também foi nomeada, mas não conseguiu estar presente pois está em digressão.
Gisela João também não conseguiu estar presente porque se encontra igualmente em digressão.
Todas as nomeadas presentes no evento.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi esta quinta-feira, 11 de setembro, que os Barbie Awards homenagearam “dez mulheres incríveis que inspiram a nova geração de meninas”. O evento associado à famosa boneca Barbie, realizado na Casa do Presidente, em Lisboa, voltou a dar a conhecer exemplos de mulheres reais que vingaram nas mais diversas áreas, neste caso figuras bem conhecidas da nossa praça, como Joana Vasconcelos, Raquel Strada, ou Cláudia Vieira, que tiveram direito a uma edição muito especial.

Porque afinal, as bonecas com que legiões de crianças brincam desde 1959 também servem para falar de assuntos bem sérios, como a desigualdade entre géneros e os estereótipos de beleza – quem não se lembra de conviver com bonecas bem mais delgadas do que as atuais?

 

Barbie com novos corpos

Neste sentido, a organização do evento elaborou um pequeno inquérito a 480 pessoas que mostra como a questão da igualdade de oportunidades ainda é uma discussão em cima da mesa. Mais de 64% dos inquiridos afirmou, por exemplo, que não acredita que as mulheres e os homens tenham as mesmas oportunidades profissionais.

Artistas plásticas, fadistas, atrizes, bodyboarders ou cientistas, vale a pena conhecer e reconhecer as 10 mulheres inspiradoras que continuam a desafiar ideias feitas e a servir de exemplo.

Mas, afinal, quais foram as Barbies criadas este ano? Percorra a galeria de imagens e fique a conhecê-las.

Barbie está uma uma mulher nova: fuma e tem celulite

Frida Khalo e outras personagens históricas transformadas em barbies