Frida Khalo e outras personagens históricas transformadas em barbies

Personalidades históricas como a pintora Frida Khalo, a pioneira da aviação, Amelia Earhart, e física e matemática, Katherine Johnson, acabam de ganhar uma versão barbie.

As três mulheres fazem parte de uma coleção que a Matel lança a propósito do Dia da Mulher – celebrado no próximo dia 8 de março – intitulada “Mulheres Inspiradoras” (‘Inspiring Women’, na designação original).

Estas três mulheres fizeram história, em diferentes setores, destacando-se na pintura e no ativismo político e feminino, como é o caso da pintora mexicana Frida Khalo, na aviação como a americana Amelia Earhart, que foi a primeira mulher a atravessar de avião o Oceano Atlântico, ou na ciência aeroespacial, como Katherine Johnson, retratada no filme ‘Elementos Secretos’, que calculou dezenas de trajetórias para a NASA, incluindo a da missão Apollo 11, em 1969, que levou o primeiro homem à lua. Johnson contribuiu não só para a ciência espacial, como derrubou barreiras para as mulheres negras, nestas áreas de conhecimento.

Na coleção, há também recriações de mulheres inspiradoras da atualidade, como as desportistas Sara Gama e Chloe Kim, a australiana especialista em vida selvagem, Bindi Irwin, a atriz e filantropa chinesa Xiaotong Guan e designer de moda espanhola Vicky Martin Berrocal.

“Como marca que inspira o potencial ilimitado das raparigas, a Barbie tem o privilégio de anunciar a sua maior linha de modelos inspiradores para coincidir com o Dia da Mulher, porque sabemos que não se pode ser aquilo que não se vê”, afirmou Lisa McKnight, vice-presidente da Barbie, esta terça-feira, em comunicado.

A responsável refere ainda que “as raparigas sempre tiveram a possibilidade de experimentar papéis e carreiras diferentes com as barbies”, por isso, a marca mostra-se entusiasmada por destacar “modelos da vida real para as relembrar que elas podem ser o que quiserem”.

Esta nova coleção será produzida em massa e distribuída nas lojas. Apesar de ainda não haver data para serem colocadas à venda, cada uma destas barbies será comercializada com descritivos sobre a história das mulheres que recriam.

Cientistas da NASA transformam-se em bonecas da LEGO

Imagem de destaque: DR