#delasexplica: O que é a Alta Costura

A Semana de Moda de Alta Costura dedicada ao outono inverno 2018 começou este domingo, 1 de julho, e já produziu desfiles memoráveis, tanto do ponto de vista das propostas dos criadores como da perspetiva dos cenários. A Schiaparelli, a Balenciaga e a Christian Dior já desfilaram, hoje, dia 3, é a vez da Chanel pisar a passerelle. A Alta Costura pauta-se pela composição extremamente rica de cada vestido e obedece uma série de critérios sem os quais as criações não são reconhecidas como pertencentes a este universo.

Nesta edição que está a decorrer em Paris, até 5 de julho, estão presentes apenas 35 casas e nem todas fazem parte da Chambre Syndicale de la Haute Couture, a entidade que dita as regras. Algumas são marcas convidadas.

A primeira vez que se falou de Alta Costura foi para fazer referência ao trabalho do designer inglês Charles Frederick Worth no séc. XIX. Desde então o termo passou a aplicar-se às coleções de autor com um elevado trabalho artesanal e que eram classificadas como artigos de luxo. Hoje em dia, o termo é aplicado a coleções que respondem a uma série de regras regulamentadas e verificadas pela Chambre Syndicale de la Haute Couture.

Uma coleção de Alta Costura não pode ter stock, cada peça deve ser feita apenas sob encomenda e é necessário que sejam feitas várias provas e ajustes até as peças estarem finalizadas. Além disso, uma marca de Alta Costura tem obrigatoriamente que trabalhar com atelier de costura que conte com pelo menos quinze empregados que cozem as peças manualmente e à máquina de costura a tempo inteiro e deve ter mais vinte trabalhadores permanentes em quadros técnicos (modelagem, pesquisa, design).

Uma marca, para dar entrada no circuito da Alta Costura, tem ainda de apresentar pelo menos cinquenta coordenados duas vezes por ano durante a semana de Alta Costura de Paris (em janeiro e em julho). Outra particularidade da semana de moda de Alta Costura é que as coleções são apresentadas imediatamente antes da estação a que se destinam, ou seja, em janeiro apresenta-se primavera-verão e em julho a coleção de outono-inverno, para que as clientes possam encomendar logo a seguir ao desfile.

Por terem de responder a todas estas exigências e serem coleções com muito trabalho artesanal, como os bordados e rendas, os modelos têm sempre um preço extremamente elevado e são peças muito exclusivas. Os clientes de Alta Costura assistem aos desfiles (estima-se que existam 4 mil clientes de Alta Costura no mundo) e encomendam o vestido que será reconstruído na íntegra à sua medida. Alguns dos modelos apareceram nas passadeiras vermelhas, outros são comprados para investimento: a Alta Costura valoriza sempre.

Veja na galeria algumas imagens da última semana de moda de Alta Costura.

Imagem: Reuters

Hedi Slimane é o novo diretor artístico da Céline