Depois das formigas, PET Festival apresenta as ratazanas de companhia

Cute smiling fancy pet rat and festive cake with soft pink cream swirl in front of grey background with copy space.
[Fotografia: Istock]

Até domingo, 2 de fevereiro, está a realizar-se uma nova edição do PET Festival, o certame que está a decorrer na Feira Internacional de Lisboa, FIL, no Parque das Nações, em Lisboa e é dedicado aos animais. Aqui pode encontrar e fazer múltiplas atividades temáticas, novidades e tirar todas as dúvidas em espaços dedicados para o efeito.

Das formigas aos ratos domésticos

“As principais novidades têm a ver sobretudo com os conteúdos. O ano passado trouxemos, pela primeira vez, as formigas, que foi um enorme sucesso, e este ano trouxemos o projeto Ratz Forum, de ratazanas domésticas”, antecipa ao Delas.pt Bruno Ferreira. O gestor do festival explica que “são animais que efetivamente são de companhia e o objetivo é dá-los a conhecer. Depois, temos uma programação com muita qualidade, com ações por parte da GNR, que são pedagógicas e educativas e outras, de expositores e parceiros, também com esse objetivo”.

“Tentámos ao máximo unir expositores e parceiros em torno do tema que escolhemos este ano, da Conservação e Preservação de Raças e Espécies, incentivando todos para a consciencialização de boas práticas que devem ser promovidas pelo bem-estar de todas as espécies de animais”, acrescentam ainda os membros da organização.

Da obesidade ao grooming

Para lá das atividades, não faltam iniciativas para esclarecer dúvidas, que podem ser de saúde, mas também de cuidados de beleza dos animais. “Vamos promover ações junto dos visitantes para todos aqueles que pensam que os pets podem ter excesso de peso, numa tentativa de sensibilizar os tutores para o problema da obesidade”, justifica o responsável, referindo que estarão presentes especialistas da Faculdade de Veterinária.

Bruno Ferreira acrescenta ainda:Temos a área de grooming, com o Carlos Alves, onde os visitantes podem ir informar-se sobre questões de técnicas de grooming, na perspetiva de que, mais do que uma questão de estética, trata-se também de higiene e de saúde para o animal.”

Há ainda a questão da nutrição. “Alguns exemplos de possíveis temáticas são: o que ter em conta antes de acolher um animal de estimação, como preparar a casa e a família para o receber, o que é essencial ter em conta numa fase de gatinho e/ou cachorrinho, qual o papel da nutrição no desenvolvimento destes animais, como adotar hábitos saudáveis desde os primeiros dias”, refere Thierry Correia, do stand da Royal Canin.

Este espaço será dedicado, afirma o responsável, “aos gatinhos e cachorros bebés, um momento chave no desenvolvimento do animal”. “Os nossos especialistas estarão disponíveis durante todo o fim de semana para partilhar conhecimentos e também esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta etapa que é tão importante. Contamos ainda com diversas atividades para completar a experiência no nosso stand, confirmou um responsável pela organização do festival.

Animais exóticos cada vez mais procurados

“Penso que há uma procura maior por outros animais, nomeadamente os exóticos, pela curiosidade que suscitam“, analisa Bruno Ferreira. O gestor do evento repara também que há uma “cada vez mais sensibilização para a compra ou adoção responsável“.

Há ainda outras razões que estão a encaminhar as pessoas para esta procura de animais de companhia. E os motivos são de saúde física e mental. “Sabemos também que ter um animal de companhia é um incentivo para o combate à solidão e ao sedentarismo. Os cães e os gatos são os animais de companhia por excelência”, sublinha o responsável.