Publicidade Continue a leitura a seguir

10 dicas alimentares para perder barriga

1. Transporte sempre a sua comida consigo. A probabilidade de não conseguir encontrar opções saudáveis em cafés e alguns restaurantes, é bastante elevada! Adira à moda da lancheira! Sabia que as grandes marcar de moda fabricam lancheiras lindas? Sou da opinião que uma mulher moderna poderá procurar combinar de forma elegante a sua lancheira com os restantes acessórios de moda!
2. Evite adicionar açúcar ou consumir guloseimas! Não é bom para adultos nem para crianças!
3. Prefira frutas, dentro de quantidades moderadas, e adicionando canela de qualidade, caso seja do agrado. Fruta com canela é simplesmente delicioso!
4. Evite comida processada, incluindo bolachas e barras, mesmo as diet. A indústria engana-nos com este tipo de produtos, através da publicidade.
5. Prefira snacks naturais, como oleaginosas (amêndoas, castanhas do Brasil, cajus, nozes, etc), sempre cruas ou torradas, não fritas! Cuidado com as quantidades, nada de abusos!
6. Evite cereais com glúten, por ser um potente inflamatório e alterar a dinâmica de absorção de nutrientes no intestino. Lembre-se: quanto mais inflamação, maior a retenção de água, mais inchaço abdominal! Procure saber que outros alimentos podem ser inflamatórios, para além dos que são ricos em glúten.
7. Prefira cereais sem glúten, como o arroz (quinoa, millet e trigo sarraceno também não contêm glúten, sendo mais difíceis como opção quando se come em restaurante) – sempre em quantidades moderadas!
8. Melhor ainda do que os cereais, é a batata doce. A mandioca também é uma excelente opção, tal com a farofa (feita em casa, de forma muito “clean”, apenas torrando a farinha de mandioca com um pouco de óleo de côco extra-virgem). Mais uma vez, a moderação é fundamental.
9. Evite os laticínios, pois são ricos em caseína, proteína que também é bastante inflamatória. Se sentir necessidade de tomar um “leitinho quente com café”, prefira a bebida de amêndoa ou de côco.
10. Introduza alimentos anti-inflamatórios no seu dia-a-dia. O peixe gordo selvagem deve ser a prioridade: sardinha, cavala, salmão. De origem vegetal destaco o gengibre, a raiz de curcuma ou o açafrão para temperar. Os vegetais da nossa gastronomia também são extremamente anti-inflamatórios e anti-oxidantes, como a salsa, os coentros, os agriões, os brócolos, e todos os vegetais da família das brássicas, entre outros. Escolha sempre os vegetais que não lhe provocam flatulência.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A autora do livro ‘Perder a barriga sem fazer abdominais’ (Manuscrito), a fisiologista Teresa Manafaia, aceitou o desafio do Delas.pt e enumerou dez dicas alimentares para perder a barriga (percorra a galeria de imagens em cima). Num outro artigo já publicado, a especialista explicou se para ter um ventre liso é preciso fazer abdominais.


Leia também o artigo Dormir mal engorda?