Publicidade Continue a leitura a seguir

Cuidado: estes são os alimentos a evitar nos dias de maior calor

Percorra a galeria de imagens para saber de que alimentos se deve afastar nos dias de maior calor. [Imagens: Shutterstock]
Molhos – o calor é um dos maiores inimigos dos molhos, sobretudo daqueles que são feitos à base de natas, leite ou ovos, como o bechamel ou a maionese. Por isso, em dias quentes é de evitar ingerir pratos ou saladas temperadas com molhos, a não ser que tenha a certeza que estiveram sempre bem acondicionados em local fresco e seco.
Alimentos excessivamente picantes – estes têm a capacidade de provocar uma intensa sensação de calor, podendo fazer até com que algumas pessoas comecem a transpirar, aumentando a probabilidade de desidratação.
Bebidas alcoólicas – à semelhança dos alimentos picantes, também o álcool aumentar a sensação de calor e promover a transpiração corporal, levando facilmente à desidratação corporal.
Bebidas diuréticas – perfeitas para nos livrar dos líquidos, estas bebidas promovem a excreção de mais urina, favorecendo a desidratação. Falamos de bebidas como café ou chá, que devem então ser evitadas nos dias de mais calor. O ideal é beber água simples para repor os níveis de hidratação no organismo.
Bolos com creme – sensíveis à temperatura, cremes de ovos ou de chantily deterioram-se facilmente com o calor, podendo gerar intoxicações alimentares.
Comida reaquecida - é preciso ter cuidado com a durabilidade dos alimentos. Alguns deles, sobretudo depois serem cozinhados, podem começar a azedar, passando o seu prazo de validade. Deve-se ter especial atenção com refeições que levem molhos e tentar acondicionar tudo num lugar fresco e seco.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com a chegada do calor há alimentos que se tornam verdadeiros perigos para a saúde. Evitá-los ou mantê-los longe do prato são a melhor maneira de conseguir aproveitar o verão em segurança. Curiosa para saber quais são? Só tem que continuar a ler este artigo.

O aumento da temperatura e da humidade criam condições favoráveis à multiplicação dos microrganismos (por exemplo, bactérias) nos alimentos”, começa por explicar Ana Rita Lopes, coordenadora da unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, no portal Rota da Saúde da instituição. E explica: “Neste sentido, a probabilidade de ocorrência de doenças de origem alimentar durante estes meses é superior. É também nesta época, e sobretudo nas férias, que aumenta o consumo de alimentos fora de casa, cujas condições de conservação e confeção não controlamos”.

Ter cuidado e escolher bem o local onde se vai comer é, por isso, fundamental. Deve-se ainda estar atento à ingestão de determinados alimentos, sobretudo os que promovem a desidratação corporal e aqueles que se deterioram facilmente com o calor (conheça-os na galeria acima).

Só assim conseguirá manter a distância de possíveis desidratações ou intoxicações alimentares, cenários bem comuns nesta época do ano.

Percorra a galeria de imagens acima para saber de que alimentos se deve afastar nos dias de maior calor.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Estes alimentos ajudam a emagrecer (especialmente) no verão

Descubra como manter-se fresca em noites de muito calor