As coisas que mais irritam um professor

“Se se eu não soubesse a tabuada na ponta da língua nem ao intervalo podia ir. Já para não falar das reguadas nas mãos. Se dissesse aos meus pais que a professora me tinha feito isto ou aquilo eles davam-lhe razão e ainda ficava de castigo – relembra uma antiga aluna, hoje com 45 anos, que reconhece uma grande mudança na aprendizagem.

Com o regresso à rotina e um “adeus” às férias do verão, hoje é um dia especial para os mais novos e também para os pais, que planearam tudo para o primeiro dia de aulas dos filhos. Por isso mesmo, ouvimos dois professores para saber o que mais os irrita durante o ano letivo. Um deles da primária e outro do básico, mas ambos com preocupações muito idênticas.

Falamos de uma profissão que tem vindo a ser cada vez mais stressante e trabalhosa para os docentes. Não é fácil dar aulas, fazer e corrigir testes, preparar o sumário para mais de 30 alunos e ainda ter que lidar com encarregados de educação que protestam e questionam o professor pela falta disciplinar ou pela falta de material. Para não falar das muitas reuniões, que se prolongam até tarde.

Percorra a fotogaleria e conheça as 10 coisas que mais irritam os professores, que lidam todos os dias com os dramas dos alunos, das aulas e dos pais.

Deve ser amigo dos professores dos seus filhos no Facebook?

10 mil professores exigem o descongelamento das carreiras