Publicidade Continue a leitura a seguir

Dormir emagrece e há mais 9 razões para ter sonos descansados

1. Dormir mantem o coração saudável. O sono interage com os vasos sanguíneos. A falta dele tem sido associada ao agravamento da pressão arterial e do colesterol, fatores de risco para propiciar doenças cardíacas agudas, como enfartes e ataques do coração.
2. Dormir reduz o Stress. Sem dormir, as funções do corpo são colocadas em alerta máximo, o que provoca um aumento na pressão arterial e uma produção das hormonas do stress, que por sua vez o vão impedir de dormir e aumentar o stress. Durma bem e interrompa o ciclo.
3. Dormir previne o aparecimento de cancro. Há uma ligação entre os níveis de melatonina reduzidos e exposição excessiva à luz durante a noite. A melatonina parece suprimir o crescimento de tumores. Com um aboa noite de sono num quarto escuro, a melatonina será produzida em níveis necessários para impedir o desenvolvimento de células cancerígenas.
4. Dormir reduz as inflamações. O sono tem um poder curativo, porque durante o descanso a energia é canalizada para combater as inflamações do organismo.
5. Dormir reforça a concentração. Uma boa noite de sono faz com que se sinta alerta no dia seguinte, capaz de resolver problemas difíceis. Tudo por causa do cortisol que é libertado durante o sono.
6. Dormir reforça a memória.Consolidação da memória é o processo que ocorre durante o sono e que, basicamente, é a revisão do dia, fazendo ligações entre acontecimentos, estímulos sensoriais, sentimentos e memórias. Quanto mais de sono de qualidade mais capacidade de processar eventos, aprender e reter.
7. Dormir emagrece. A falta de sono afeta o equilíbrio entre as hormonas que interferem no apetite. Verificou-se que a grelina e leptina, importantes para a regulação do apetite, são interrompidos com a falta de sono. E essa desregulação interfere também com o apetite durante o dia. Como é que o desregula? Aumentando a fome.
8. Dormir reduz o risco de depressão. Dormir aumenta a produção de serotonina que é uma substância em falta no cérebro das pessoas afetadas pela depressão. Dormir bem e regularmente estimula a alegria via serotonina.
9. Dormir contribui para a recuperação corporal. O dormir é um momento em que o corpo repara os danos causados pelo stress, pelos raios ultravioletas e pela poluição. As células produzem mais proteínas, enquanto dormimos. Estas moléculas de proteínas formam os blocos de construção para as células, permitindo-lhes reparar os danos.
10. Dormir faz bem à pele. Além de nos retirar olheiras e sinais de cansaço crónico, dormir ajuda a pele a reequilibrar os níveis de hidratação e tensão necessários para parecermos mais jovens.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Bons hábitos de sono ajudam a emagrecer. Uma noite de sono bem dormida aumenta os níveis de leptina e diminui os níveis de grelina. A combinação das duas hormonas da saciedade e da fome reduz o apetite. Quanto mais se dorme e de forma mais regular, menos fome se sente e por isso mais emagrece.

Há muito mais benefícios para o organismo humano quando todas as noites são bem dormidas. O combate ao excesso de peso é só um, no entanto há cada vez mais pessoas impossibilitadas de dormirem bem com consequências graves para a saúde.

Saiba quais os benefícios de dormir 8 horas por dia, 56 horas por semana, 224 horas por mês e 2688 horas por ano, aproximadamente um terço das nossas vidas. É que as nossas vidas passam a ser melhores, mais saudáveis e mais felizes.

Ciência explica porque é que deve dormir sempre com meias