É por isto que os perfumes evocam memórias e sentimentos

pexels-mareefe-672051(1)

O olfato é o sentido que mais está ligado à memória, segundo um estudo da Universidade norte-americana de Rockefeller, em Nova Iorque. Por isso, não será de estranhar que os perfumes sejam reconhecidos e associados a sentimentos e mesmo a memórias.

O ser humano lembra-se de 35% de tudo aquilo que lhe é trazido pelo olfato, segundo o estudo norte-americano. Isto porque está ligado ao sistema líbico responsável pelas memórias.

Portanto, é natural que os perfumes influenciem o humor de uma pessoa. O cérebro acaba por associar o cheiro a uma memória, criando uma sensação positiva ou negativa.

Por vezes, quando alguém se cruza com o cheiro de um ex-companheiro, automaticamente pode ter uma sensação de tristeza, pois é o aroma que está associado aquela fase.

Cada género de aroma pode despertar certas emoções, dependendo das memórias de cada pessoa. No entanto, de uma forma geral, a água-de-colónia transmite uma sensação de ousadia, de que é atraente e sofisticado.

Já os perfumes mais doces ativam sensualidade e romantismo. Por sua vez, os perfumes com traços cítricos e frutados sugerem vitalidade, frescura e energia. Os de lavanda aliviam o stress.