E se a sua velha máquina de depilar ajudasse a construir casas?

Máquinas depilatórias, secadores de cabelo e alisadores, limas elétricas e fornos de unhas de gel são alguns dos objetos predominantemente utilizados pelas mulheres que podem ir para a reciclagem, em vez de acabarem num terreno a céu aberto.

A garantia é dada pela empresa de reciclagem ERP Portugal, responsável, em 2016, pela recolha, no país, de 21 912 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e 229 toneladas de resíduos de pilhas e acumuladores.

Para evitar desperdícios desnecessários, existem os “depositrões”, que, como explica Filipa Moita, responsável de Comunicação e Qualidade da ERP Portugal, são contentores especiais para este tipo de resíduos. Disponíveis de norte a sul do país, mas sobretudo nos centros urbanos de maior dimensão, estes pontos de recolha podem ser encontrados em lojas de eletrodomésticos, escolas, supermercados e espaços públicos.


Na fotogaleria, em cima, veja quais os objetos eletrónicos que pode reciclar.


“Caso se tratem de eletrodomésticos de maior porte, e quando se tornam obsoletos, devem ser alvo do que chamamos de “troca do velho pelo novo”, entre equipamentos equivalentes, nas lojas que vendem estes produtos”, explica Filipa Moita. A troca pode ser direta na loja ou no processo de entrega ao domicílio do novo eletrodoméstico. Também existem centros de receção, distribuídos pelo país, licenciados, para receber estes resíduos.

Sem custos para o bolso e para o ambiente

“Todas as opções são gratuitas e asseguram o correto encaminhamento destes resíduos com destino à sua reciclagem e, consequentemente, tratamento de substâncias nocivas – mercúrio das lâmpadas, gases CFC dos frigoríficos, pó fluorescente das televisões, mercúrio das lâmpadas ou lítio e cádmio das pilhas e bateria”, refere a responsável da ERP Portugal.

O tratamento daquelas substâncias, prejudiciais não só ao ambiente, como à saúde, é o primeiro passo, e propósito, da reciclagem destes objetos eletrónicos. O outro são as matérias-primas que é possível obter a partir daí , como o plástico, vidro e diversos tipos de metais (ouro, prata, alumínio, cobre) , evitando a nova exploração desses recursos na natureza.

Os materiais obtidos através da reciclagem podem ser usados novamente na indústria e com diferentes fins, com destaque para o setor da construção e isolamento, em mobiliário de jardim e utensílios variados.

Imagem de destaque: Yuri_Arcurs/Getty Images