Entre a dor e alegria. Famosas assinalam semana da amamentação e revelam experiências

Foram mães, têm partilhado fotos dos seus filhos e filhas e agora mostram a descendência a ser amamentada. A razão pela qual as famosas portuguesas estão a exibir estes momentos de intimidade prende-se com o facto de estar a ser assinalada a semana Mundial do Aleitamento Materno, que termina esta quarta-feira, 7 de agosto.

Melânia Gomes, Rita Redshoes, Mafalda Teixeira e Patrícia Candoso são quatro das celebridades nacionais que decidiriam juntar-se a este movimento definido pela Organização Mundial da Saúde e que pretende alertar para a importância da amamentação. Este ano, o tema é “Empoderar os pais, permitir a amamentação”.

Para a primeira, mãe de Mafalda há pouco mais de dois meses, o processo de amamentação tem sido complicado. Num longo texto sobre o tema, a atriz revelou as dificuldades das primeiras noites, as múltiplas recomendações e a chegada do suplemento e a lenta substituição pelo leite materno. “A amamentação pode não ser fácil, nem intuitiva. Há muita ciência e técnica por trás e com a ajuda certa (e querendo, claro), pode ser possível inverter qualquer cenário. Força mamãs! O vosso leite é o melhor para os vossos bebés, seja durante o tempo que for”, escreveu a atriz num texto doloroso, mas que também procurou mostrar opções.

Com “altos e baixos”, com “dores e sacrifícios” mas também com momentos de intimidade, a atriz Patrícia Candoso diz respeitar “a escolha e opção (por vezes sem outra opção) de algumas mães que não amamentam, mas procurem sempre aconselhamento e ajuda de um(a) profissional”. Um testemunho curto deixado à boleia desta iniciativa que se assinala em mais de 170 países. “A OMS recomenda a amamentação exclusiva, que deve começar na primeira hora após o nascimento, e que deve continuar até o bebé completar seis meses de idade”, justificou a atriz e mãe de Maria Clara, com um ano.

Mafalda Teixeira fez uma viagem no tempo para recordar os difíceis primeiros tempos do filho Gabriel, hoje com cinco anos. “Foram 9 meses de amamentação. Os primeiros três meses muito complicados e difíceis, com uma grande privação de sono e um esforço enorme para lhe proporcionar o melhor. Tudo vale a pena por eles!”, exorta a atriz.

Com um histórico menos doloroso, Rita Redshoes partilhou uma experiência mais feliz com a filha Rosa, mas não esqueceu quem não teve percurso semelhante. “Sei de muitas histórias de mães que decidem não amamentar porque simplesmente não podem ou querem e outras em que por algum motivo a interação do bebé com o acto da sucção não corre bem. Há sempre quem possa ajudar neste último caso. Desde enfermeiras nos Centros de Saúde ao Centro do Bebé ou outras pessoas especializadas no assunto. Se querem muito amamentar, não desistam e procurem ajuda”, pede a cantora.

Imagem de destaque: Shutterstock

Amamentação: Especialista defende licença de 6 meses e mais bancos de leite humano