Publicidade Continue a leitura a seguir

Está a chegar um documentário sobre a ModaLisboa

O sábado da ModaLisboa começou na Estufa Fria com o desfile de Awaytomarsque apresentaram uma coleção repleta de cor, sobreposições e assimetrias. AWAYTOMARS | Fall/Winter 2019 | ModaLisboa - N.50
A grande novidade de Patrick de Pádua foram as criações para mulher, apesar dos seus designs masculinos se manterem bastante mais fortes que os femininos. Patrick de Pádua | Fall/Winter 2019 | ModaLisboa - N.50
A Imauve inspirou-se no verão para criar roupa de inverno, apropriando-se das cores da estação quente.
Gonçalo Peixoto estreou-se da melhor forma na ModaLisboa, com uma coleção muito interessante inspirada nas Auroras Boreais. Gonçalo Peixoto | Fall/Winter 2019 | ModaLisboa - N.50
O desfile de Valentim Quaresma começou com um poema de Gilda Nunes Barata. A coleção inspirou-se na passagem do tempo sem nostalgia e às lembranças sem saudades. VALENTIM QUARESMA | Fall/Winter 2019 | ModaLisboa - N.50
Ricardo Preto levou um inverno disfarçado de verão para a passerelle, o defsile começou pelo branco e lilás, evoluindo rapidamente para o laranja e azul celeste, só depois as cores mais invernosas tiveram licença para entrar. RICARDO PRETO | Fall/Winter 2019 | ModaLisboa - N.50
Luís Carvalho apresentou a coleção mais interessante da noite, com roupa inspirada na arquitetura das grande cidades. Reconhecemos este ponto de partida na linhas direitas e longa da coleção, mas também nas diagonais criados por alguns drapeados e nos padrões geométricos. LUÍS CARVALHO | Fall/Winter 2019 | ModaLisboa - N.50
O desfile, que encerrou o dia, começou com os caretos de Trás-os-Montes e acabou com uma homenagem ao Zé Pedro do chutos, e o homem por trás de tamanho acontecimento só podia ser Nuno Gama. NUNO GAMA | Fall/Winter 2019 | ModaLisboa - N.50

Publicidade Continue a leitura a seguir

A 50.ª edição da ModaLisboa, que terminou ontem, foi registada em vídeo para um documentário que tem por objetivo contar a história da primeira semana de moda portuguesa, e que será exibido em outubro na RTP2.

Além dos repórteres de imagem de vários canais de televisão, ‘sites’ e agências de notícias que, desde quinta-feira, captam em vídeo imagens da 50.ª edição da ModaLisboa, há equipas que estão a registar todos os momentos para um documentário.

Estas equipas, porém, para conseguirem “captar todos os passos”, “começaram a gravar em dezembro, quando começou a preparação desta edição”, contou à Lusa o produtor Pedro Bravo, da Kinema, produtora responsável pelo documentário.

“Temos acompanhado todos os passos, desde fotografar a campanha, discussão de qual poderia ser o espaço, como iria ser o espaço, todas as visitas técnicas, as conversas com os arquitetos, o ‘casting’. Temos passado muitos dias com eles [associação ModaLisboa], e esta última semana tem sido mais intenso, porque é a semana em que tudo acontece”, disse.

Apesar de apenas a 50.ª edição estar a ser documentada, “haverá muito arquivo, para não deixar para trás tudo aquilo que aconteceu” desde a primeira edição, em abril de 1991, no Teatro São Luiz.

“Queremos esta edição como um espelho do que é organizar um evento destes e, sendo um número redondo, acaba por ser esta que fica documentada”, referiu Pedro Bravo.

O relato dos “momentos mais marcantes” tem sido dado por “arquitetos, ‘designers’, equipas de maquilhagem, de cabelo e fotógrafos, que têm contado as suas experiências ao longo destes anos”.

Apesar de duas vezes por ano haver “muitas notícias sobre a ModaLisboa, muita informação que sai, muitos vídeos”, a Kinema está “a tentar mostrar os ângulos que ainda não foram mostrados, os momentos que nem toda a gente vê, para dar um ponto de vista diferente”.

“Temos um acesso privilegiado, porque nem todas as equipas têm a sorte que nós temos de estar em locais ou ouvir informação que ninguém está a saber, no momento em que nós sabemos”, referiu.

O documentário está a ser realizado por Márcio Simões, que conta na equipa, na parte de fotografia, com Leonor Teles, vencedora, em 2016, do Urso de Ouro para melhor curta-metragem no festival de cinema de Berlim.

De acordo com Pedro Bravo, o documentário irá estrear-se em outubro na RTP2, mês em que decorre a próxima edição da ModaLisboa.

A 50.ª edição da ModaLisboa, na qual foram a ser apresentadas coleções para o inverno do próximo ano, dividiu-se entre o Pavilhão Carlos Lopes e a Estufa Fria, no Parque Eduardo VII.

Espreite na galeria de imagens (acima) o melhor do segundo dia da 50ª edição da ModaLisboa.

Imagem de destaque: Desfile de Olga Noronha na 50ª edição da ModaLisboa © Facebook ModaLisboa

Aleksandar Protic foi o melhor do primeiro dia de ModaLisboa

A homenagem ao Zé Pedro foi bonita mas há mais para contar