Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta dieta vai acabar com as manchas na pele

Percorra a galeria de imagens para saber quais os alimentos que compõem a dieta anti-manchas com as manchas na pele. [Imagem: Shutterstock]
Abacate – possui as vitaminas A, B, C e E, assim como elevados níveis de potássio, cálcio e ferro. [Fotografia: Shutterstock]
Laranja, Toranja, tangerina – bastante ricas em vitamina C. [Fotografia: Shutterstock]
Frutos vermelhos – são verdadeiros antioxidantes e também fontes de vitaminas A, B1, B2 e C. [Fotografia: Shutterstock]
Kiwi – possui vitamina C e E, bem como elevados níveis de cálcio. [Fotografia: Shutterstock]
Tomate – é muito rico em vitamina C e possui ainda licopeno, que atua como um escudo contra os raios UV. [Fotografia: Shutterstock]
Brócolos – são muito ricos em vitamina A e também uma boa fonte de cálcio. [Fotografia: Shutterstock]
Batatas – Rica em selénio, atua como um excelente antioxidante. [Fotografia: Shutterstock]
Espinafres – muito ricos em vitamina A e cálcio. [Fotografia: Shutterstock]
Laticínios – são bastante ricos em cálcio. [Fotografia: Shutterstock]
Chá verde – tem um alto poder antioxidante. [Fotografia: Shutterstock]
Azeite de girassol – é bastante rico em vitamina E, o que o torna também num bom antioxidante. [Fotografia: Shutterstock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se há dietas que eliminam uns quilinhos, outras ajudam a prevenir e a minimizar os primeiros sinais de envelhecimento na pele: as manchas. Como? Através de uma alimentação rica em cálcio, antioxidantes e determinadas vitaminas.

A verdade é que nos preocupamos sobretudo com as rugas, entrando em alerta assim que detetamos uma, mas os primeiros sinais de envelhecimento da epiderme surgem com o aparecimento de pequenas manchas na pele. Estas sim indicam que o nosso maior órgão está a começar a perder vitalidade e a deixar de conseguir regenerar-se sozinho. Só depois vêm as tão temidas rugas.

Recorrer a um creme ou a tratamentos milagrosos para prevenir ou diminuir as tais manchas poderia ser o primeiro impulso, mas sabia que existe um método bem mais natural? A dieta antimanchas. Composta por uma data de alimentos chave, ricos em determinados nutrientes e sais minerais, esta dieta foca-se no bem-estar da pele, promovendo a sua jovialidade.

É que embora o sol seja o grande responsável pelo aparecimento das pequenas marcas acastanhadas na pele, fazendo com que seja essencial a aplicação de protetor solar, a falta de determinados nutrientes também influencia o surgimento de manchas. Tal acontece porque a pele está carente de nutrientes que são essenciais para fazer frente aos perigos do dia-a-dia.

O menu da dieta anti-manchas conta então com alimentos ricos em nutrientes que mantêm a pele revigorada e com capacidade para se regenerar facilmente: vitaminas A, B, C e E, que ajudam a equilibrar o pH da epiderme, a estimular a regeneração celular e a aumentar os níveis de respiração da pele; o cálcio, que além de também contribuir para a regeneração da pele, ajuda a assegurar a coesão das células, mantendo-a mais elástica e com aspeto jovial; e os antioxidantes são importantes dada a capacidade que têm de combater os radicais livres e outras toxinas que se instalam diariamente na pele, envelhecendo-a.

A falta destes nutrientes no nosso organismo leva, então, a que a pele não consiga estar no seu melhor. Mantê-la hidratada, limpa e bem alimentada é essencial para que se mantenha saudável e com um aspeto jovem.

Para saber em que alimentos podem ser um elixir da juventude percorra a galeria de imagens disponível acima.

 


Veja ainda porque a guerra à celulite dura o ano inteiro.

Conheça os benefícios do sol para a pele.