Esta é a consultora de beleza mais velha do mundo. Tomoko Horino tem 100 anos

TOPSHOT-JAPAN-WOMEN-COSMETICS
Tomoko Horino [Fotografia: Philip FONG / AFP]

Em agosto deste ano, Tomoko Horino, japonesa com 100 anos, entrou para o livro dos recordes do Guinness como a mais velha consultora de produtos de beleza do mundo e após uma longa carreira de mais de 60 anos. Aos 39, começou a vender ao domicílio produtos da marca de cosméticos japonesa Pola e rapidamente foi promovida. Ganhava o triplo do marido. “Trabalhava muito”, revela à agência noticiosa francesa AFP. Ainda hoje, é Horino que vence os seus próprios objetivos de venda.

Noutros tempos, recorda na entrevista, era gozada quando ia trabalhar de madrugada, cuidadosamente maquilhada. “Era aquela época em que as mulheres ficavam em casa para se dedicarem ao lar, mas eu precisava trabalhar”, explica.

Na década de 60 do século passado, na sua cidade natal de Fukushima, no nordeste do Japão, recorda que os vizinhos pensavam que ela trabalhava num bar de acompanhantes. “Mas qual é a acompanhante que sai quando o sol se levanta e volta quando se põe?”, pergunta, hoje, entre risos.

Nascida em abril de 1923, casou cedo com um diretor da administração pública local. Esta união foi “um erro”, admite agora, embora tenha vivido com o marido até à morte dele, há 16 anos. “Vinha de uma família muito rica e gastava o dinheiro sem me controlar. Convidava os amigos para jantar e beber e gastava todo seu salário”, recorda. Para chegar ao fim do mês e criar os três filhos, Tomoko Horino começou a trabalhar, primeiro a fabricar caixas para presentes e depois na área da cosmética e beleza.

Rotina de beleza de Tomoko Horino

Esta japonesa centenária usou saltos agulha até os 80 anos, maquilha-se todos os dias e utiliza tratamentos antirrugas. Todas as noites, toma um banho, estica as pernas na água quente e lava o rosto borrifando-o 20 vezes. Em seguida, passa várias loções, dois tipos de cremes antirrugas, um sérum de beleza, um leite hidratante e um creme no final.

Também se mantém informada e assiste aos telejornais todas as noites, o que lhe permite conversar com os clientes. “Tenho que estar por dentro de muitos assuntos. Preciso de conhecer o basebol para poder falar” com alguém que goste deste desporto, conta.

No trabalho, Horino reconhece que é cada vez é mais difícil manter as suas clientes. “Muitas morreram aos 80 anos”, revela à AFP. Ainda assim, assevera: “Continuarei a trabalhar enquanto estiver viva” porque diz gostar de ajudar as pessoas a “ficarem mais bonitas e mais felizes”.

Empresa de beleza com 250 consultoras com mais de 80 anos

O Japão é um dos países mais afetados pelo envelhecimento demográfico: cerca de 30% da população tem 65 anos, ou mais, e o arquipélago conta com mais de 92 mil pessoas centenárias.

O trabalho para os mais velhos tem aumentado nos últimos anos, também devido à falta de mão-de-obra. A empresa Pola, por exemplo, tem cerca de 250 consultoras de beleza acima de 80 anos. Três delas são centenárias, além de Horino.

A empresa decidiu inscrevê-la para o Guinness World Records, porque é “a mais ativa na comunicação com os clientes e na participação da elaboração de novos produtos”, disse Aya Katsuda, uma porta-voz da Pola. Horino é “maravilhosa”, acrescenta.

Entrevista: Harumi OZAWA/AFP