Esta é a quantidade de água que deve beber a mais se for à praia

pexels-mikhail-nilov-8158205
[Fotografia: Pexels/Mikail Nilov]

O calor mata. São as crianças, idosos e doentes crónicos que estão mais vulneráveis à desidratação, mas todos devem prevenir este problema. Na praia, onde a exposição às altas temperaturas é maior, a atenção tem de ser redobrada. O habitual litro e meio diário de água recomendado aos adultos deve ser reforçado nesta altura e sempre que praticar desporto.

“Deve ingerir-se mais água na praia, mas moderadamente, através de sumos naturais e fruta”, explicam os especialistas. O ideal é que se beba em média mais meio litro do que o que costuma ingerir habitualmente.

Ao mergulhar no mar ou rio está também a combater a desidratação, porque o corpo se refresca e não precisa transpirar tanto para arrefecer. O dermatologista confirma: “Não nos hidratamos porque a pele resiste à penetração da água”.

Reconheça os sintomas de desidratação

A sede e perturbações ao nível do sistema nervoso são alguns dos sinais de desidratação, que podem ser agravados por exposição solar excessiva que contribuirá para um estado de desidratação. Esteja atenta e, caso os sinta, combata-os através da ingestão de água ou alimentos ricos em água.