O que está a mudar no Facebook

Facebook

As regras do Facebook já mudaram. O fundador Mark Zuckeberg no início do ano que o algoritmo que rege a forma como a informação aparece a cada utilizador ia passar a privilegiar os conteúdos pessoais que gerassem discussão de ideias.

Quanto mais comentários um post gerar mais alcance ele tem, ou seja, mais pessoas o vão ver à medida que mais pessoas o vejam. Sim, uma espécie de bola de neve.

O que é que isto significa para a imprensa verdadeira? Significa que as publicações, por serem de uma empresa e não de uma pessoa individual deixam de ser vistas, e quanto menos participação um post tiver, menos será visto o próximo. Sim, uma espécie de bola de neve mas ao contrário.

Quem costuma utilizar o Facebook como feed de notícias vai deixar de ver notícias? Sim e não. Para contornar esta versão 2018 de um Facebook mais pessoal, basta clicar no botão de “SEGUIR” ou “FOLLOW” nas páginas dos órgãos de comunicação social. O que quer dizer que, para receber as notícias do Delas, deve ir à página do Facebook e carregar no botão.