Esta respiração alivia o stress em segundos

Mesmo com o sol a brilhar na rua e os dias compridos que convidam a desfrutar mais da vida e a relaxar, há sempre um ou outro pico de stress no trabalho que nos deixa com o coração aos pulos e a cabeça em água. A boa notícia é que eliminar esta ansiedade que dá a sensação de que nos vai rebentar uma veia no cérebro em segundos, é bem mais simples do que parece.

O segredo para nos acalmarmos em poucos segundos é a respiração, ou melhor, um tipo de respiração em particular que foi ensinada ao Delas.pt por uma especialista na matéria (experimentámos e comprovámos a eficácia). Rute Caldeira, 35 anos, é professora de meditação e uma das embaixadoras do Wanderlust – triatlo Mindfullness que acontece no dia 30 de setembro – e explicou-nos passo a passo como respirar de forma a que o oxigénio suba ao cérebro “tão de repente que ficamos numa espécie de dormência mental”.

Esta meditação que nos acalma de forma natural e rápida é muito simples e pode ser feita em qualquer lugar, só tem de seguir os seguintes passos:

  1. Inspirar a partir do nariz com a mãos apoiadas nos joelhos e quando inspiramos subimos os ombros às orelhas.
  2. Quando os ombros tiverem no pico mais elevado, prendemo-los lá com o ar retido. Ficamos assim sem respirar e com os ombros presos cerca de 5/7 segundos.
  3. Deixamos o ar sair pela boca de uma só vez e fazemos cair os ombros.

Este processo deve ser repetido entre sete e dez vezes, pois só com este número de sequências é que se sentem os efeitos. É natural ainda que se sinta algum desconforto na zona dos trapézios durante este processo, no entanto a dor é passageira e a zona dos ombros relaxa ao fim das repetições acima indicadas.

Imagens: Shutterstock

 

Oooommmm… ao encontro do verdadeiro Eu