Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas posições de yoga prometem aliviar as dores menstruais

[Fotografia: iStock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Todos os meses as nossas hormonas trabalham ao máximo para conseguir encontrar uma fertilização. Quando não conseguem, o útero prepara-se para se livrar do que foi criado para abrigar um possível feto. Durante este processo, muitas mulheres sofrem com dores. Apesar de existirem várias maneira de aliviar os sintomas, como alguns alimentos, a maioria das mulheres tende a procurar por medicamentos que ajudem a atenuar as dores menstruais. Na verdade, o yoga pode ajudar.

Sabemos que a medicação é o método mais rápido para atenuar as dores, por vezes insuportáveis, da menstruação. Mas quando em excesso, os medicamentos podem fazer mal.

Como tal, há que evitar os efeitos colaterais com exercícios simples. Tudo o que precisa é de uma toalha, um tapete e uma música relaxante.

Estas posições de yoga garantem ajudar a aliviar ao cólicas desconfortáveis que nos visitam mensalmente.

Postura do pombo (Kapotasana)

Com as mão apoiadas no chão e à frente do corpo, sente-se com a perna direita flexionada para a frente e a perna esquerda esticada para trás e alongue a coluna. Esta posição melhora a movimentação da zona pélvica e promove uma “massagem” aos sistemas reprodutivo e digestivo.

Senhor dos peixes (Ardha Matsyendrasana)

Sente-se com a perna direita flexionada e apoiada no chão e cruze a perna esquerda por cima, apoiando o pé no solo. Apoie o cotovelo direito sobre o joelho. Esta posição garante mais circulação sanguínea na zona pélvica, estimula a produção e nutrientes e oxigénio, melhorando a saúde do órgão reprodutivo.

Postura do cão com a cabeça para baixo (Adho Mukha Svanasana)

Em posição de prancha e sem mover as mãos, suba o quadril até a coluna formar um ângulo em V invertido com o corpo. Repouse os pés no chão e relaxe a cabeça entre os ombros. O alívio da pressão abdominal é aliviado e dá conforto à mente e ao coração.