Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas rotinas de beleza e higiene estão a acelerar o seu envelhecimento

Percorra a galeria de imagens para saber quais as rotinas de beleza e higiene que estão a comprometer a sua juventude e de que forma. [Imagens: iStock e Shutterstock]
Utilizar uma esponja de fibras vegetais em todos os banhos – quando utilizadas frequentemente, estas esponjas podem ser agressivas para a pele. É que, além de removerem a sujidade, diminuem o manto hidrolipídico, uma espécie de escudo protetor, responsável pela formação dos lipídios que ajudam a compor a epiderme.
Deitar-se sem limpar o rosto – mesmo que não se tenha maquilhado é importante lavar a cara antes de ir dormir. Ao longo do dia a pele acaba por transpirar, vai acumulando sebo e a poluição que circula no ar também se deposita no rosto.
Tomar banho com água muito quente – tomar banho com a água a uma temperatura superior à do nosso corpo é uma das principais causas de desidratação e flacidez da pele, ou seja, é meio caminho andando para o envelhecimento da epiderme. O melhor é tomar um duche de água morna e hidratar a pele depois do banho.
Dormir com o cabelo solto – além de produzirem uma oleosidade específica, os fios capilares acumulam (tal como a pele) a sujidade do dia-a-dia. Por isso, dormir com o cabelo em torno do rosto pode promover danos na pele. Evite que tal aconteça utilizando uma touca ou pelo menos apanhando os fios, com um gancho ou elástico, mas sem apertar demasiado para que estes não partam.
Utilizar produtos em excesso na pele – de nada adianta aplicar mil e um cremes no rosto ou no corpo para combater todas as maleitas. O ideal é procurar aquele que melhor responde a todas as necessidades da nossa epiderme e aplicar apenas um. A sobreposição de produtos pode levar a que alguns elementos sejam neutralizados, acabando por o produto não ter efeito nenhum. Além disso, podem existir ingredientes incompatíveis que acabem por reagir mal quando combinados.
Esfoliar a pele demasiado – recorrer frequentemente a produtos esfoliantes, seja de rosto ou de corpo, pode danificar a pele. Tal como a esponja de fibras vegetais, também estes produtos minimizam a barreira protetora pópria da epiderme, podendo ainda acelerar a produção de oleosidade ou mesmo causar feridas.
Utilizar máscara capilar em excesso – hidratar o cabelo é essencial, mas, quando a utilização de produtos para tal se torna excessiva, os fios podem tornar-se mais pesados, oleosos e sem vida, perdendo o brilho e a leveza que teriam caso estivessem saudáveis.
Não ter atenção ao perfume usado – existem fragrâncias com altos níveis de álcool, bergamota e almíscar, notas que podem provocar fototoxicidade ao entrarem em contacto com raios UV. Reações alérgicas, produção excessiva de melanina e pigmentação são algumas das consequências que podem surgir na pele, exatamente na região em que o perfume foi aplicado. Para evitar que tal aconteça, há que ter atenção aos ingredientes dos produtos que utiliza.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que existem rotinas de beleza e de higiene que podem comprometer a imagem jovial que tanto tentamos preservar. E o pior é que é impossível escapar a algumas dessas rotinas, como por exemplo tomar banho e dormir. No entanto, há pequenas alterações que podemos fazer para desacelerar o processo de envelhecimento.

Muitas das vezes é só ter em atenção alguns pequenos (grandes) pormenores que fazem parte dessas mesmas rotinas e perceber o que se pode mudar: seja a temperatura da água, o tipo de esponja utilizada no banho, a quantidade de cremes colocados na pele e até a forma como se vai dormir – veja tudo na galeria de imagens acima.

Além disso, é importante ter em mente que apesar de se tratar de rotinas de beleza e higiene, fundamentais para o nosso bem-estar e para a nossa saúde, quando levadas ao exagero podem ter o efeito inverso. Como em tudo, é necessário existir bom senso e encontrar um equilíbrio, não exagerando, nem evitando estes cuidados.

Percorra a galeria de imagens acima para saber quais as rotinas de beleza e higiene que estão a comprometer a sua juventude e de que forma.

[Imagem de destaque: iStock]

Quantos quilos de batom ingerimos ao longo da vida?

Este é o acessório de beleza que Beyoncé não dispensa