Estas são as tarefas domésticas que elas mais fazem dentro de casa

young woman working at home( headache)

Cama, comida, roupa lavada. A vida das mulheres dentro de casa está longe de ser diferente há tantas e tantas décadas. Segundo o inquérito à fecundidade levado a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativo a 2019, elas são as maiores responsáveis pelas tarefas do lar.

Quase oito em cada dez têm (77,8%), entre as suas principais funções lavar e cuidar da roupa. Praticamente sete em cada dez é a principal cozinheira do lar (65%) e perto de seis em dez (59,3%) é responsável por limpar a casa.

Quanto aos homens, a tarefa dominante que lhes está maioritariamente adjudicada é a de pequenos arranjos e restauros em casa (78,3%).

Quanto aos filhos, e se dúvidas houvesse, elas são as principais cuidadoras. O estudo indica que são as mulheres que desempenham maioritariamente tarefas como estar com os filhos (67,4%), ficar em casa quando estão doentes (63,7%), levá-los ao médico (55,6%), ajudar a fazer os trabalhos (46,5%).

É importante vincar que, na primeira vaga da pandemia provocada pela covid-19 e aquando do encerramento de escolas, elas pediram quatro vezes mais apoios para ficar com os filhos em casa do que os pais.