Este é o preço médio de um par de sapatos português exportado

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{Fotografia: Alexandra Maria( Pexels]

Cerca de 70 empresas portuguesas de calçado e artigos de pele participam a partir de domingo em Milão, Itália, nos certames internacionais MICAM, MIPEL e Lineapelle, procurando inverter a quebra de 5,1% das exportações da fileira em 2023.

“Este será um ano importante para a nossa atividade” afirma o presidente da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), que organiza a participação nacional na feira de calçado MICAM, na de acessórios de pele MIPEL e na de componentes para calçado e curtumes Lineapelle.

“O nosso setor exporta mais de 90% da sua produção e, depois de um 2023 muito difícil para toda a fileira da moda à escala internacional, temos a expectativa de que este seja um ano de afirmação do calçado português nos mercados externos”, sublinha Luís Onofre.

No ano passado, a fileira nacional de calçado e artigos de pele exportou 2.222 milhões de euros, o que representa uma quebra de 5,1% face a 2022.

O setor do calçado exportou 66 milhões de pares de calçado, no valor de 1.839 milhões de euros, registando uma quebra de 11,3% em quantidade e de 8,2% em valor ao ano anterior.

Quanto ao preço médio do calçado exportado, subiu 3,45%, para 27,70 euros o par. Já o setor de artigos de pele e marroquinaria aumentou as exportações em 14%, para 310 milhões de euros, enquanto o setor de componentes para calçado viu as vendas ao exterior crescerem 13,6%, para 73 milhões de euros.

Nesta edição das três feiras – que decorrem no espaço de uma semana, entre domingo e quinta-feira – Portugal estará representado por 35 empresas na MICAM (que compara com as 33 na edição homóloga do ano anterior), por uma na MIPEL e por 32 na Lineapelle, 14 das quais de componentes para calçado.

Na edição passada, duas mil marcas apresentaram as suas coleções na Semana da Moda de Milão e os três certames acolheram, em conjunto, 42.273 visitantes profissionais, oriundos de 129 países, um crescimento de 21% face à edição anterior.

De acordo com a organização, “as feiras revelaram uma procura crescente por parte dos compradores estrangeiros” e “comprovaram a importância das exportações no fortalecimento da recuperação da indústria”.

A APICCAPS detalha que os números finais dos eventos mostram “um número crescente” de visitantes de Espanha, França e Alemanha, enquanto, entre os países não pertencentes à União Europeia, se assinala “o regresso há muito aguardado” da China e confirmações do Japão e da América do Norte.

O ‘cluster’ português do calçado – que abrange os setores do calçado, componentes e artigos de pele – é constituído por 1.500 empresas, responsáveis por mais de 40 mil postos de trabalho e que exportam 90% da produção para 173 países dos cinco continentes.

com Lusa