Este paraíso balnear fica a uma hora de Lisboa e oferece vistas deslumbrantes sobre o mar

Acordar de manhã com vista para a Praia da Califórnia, em Sesimbra – com o mar transparente mesmo em frente à varanda e palmeiras a enquadrar o cenário – é a prova de que não precisamos de procurar fora o paraíso que já temos em Portugal. A vista é a de um dos 100 quartos do Sana Sesimbra, hotel do grupo Sana que se fixou na vila piscatória desde o início do milénio.

Antes era conhecido como o Hotel Espadarte, uma referência entre os sesimbrenses mais velhos que cresceram a ver espadartes pendurados num pórtico em frente ao edifício, uma demonstração de orgulho dos praticantes de pesca desportiva na região. Hoje, estas memórias ainda são homenageadas no Sana Sesimbra, em particular no restaurante que usa orgulhosamente o nome Espadarte.

É neste espaço do hotel que começámos o nosso fim de semana, com boa comida no prato, assinada pelo chef João das Neves, que recentemente foi destacado para gerir a cozinha do Sana Sesimbra. As mudanças só estarão completas na nova semana, com a entrada de uma nova carta de almoços e jantares, mas até lá estão disponíveis o menu de snacks e o de dia, cujo preço de 30 euros por pessoa (25 euros para clientes do hotel) garante amuse bouche, entrada, prato principal e ainda sobremesa na mesa, que pode ser fruta ou um doce.

Ceviche de cogumelos com crocante de presunto, carpaccio de novilho, risotto com espadarte e lombo de porco com puré de maçã são apenas alguns dos pratos preparados pela equipa do chef, servidos com cuidado em pratos da Vista Alegre. Entre as 12h30 e 14h30 e as 19h30 e 22h30 ninguém sai do restaurante do hotel com o estômago vazio.

 

 

É também nesta sala, no rés-de-chão do Sana Sesimbra, com vista para a movimentada Avenida 25 de Abril (com a praia ao fundo), que começa o dia com os pequenos-almoços em modo buffet – e muita variedade. É aqui que nos apercebemos que a maioria dos clientes são portugueses, muitos do norte do país, tal como confirma o diretor do hotel Victor Cópio mais tarde.

Croissants, panquecas, fruta fresca, iogurtes, couscous com legumes, salgadinhos, queijos e enchidos e pão garantem um reforço para quem quer passar a manhã na extensa praia. Há quem prefira, no entanto, a temperatura segura da piscina descoberta, no último andar, que é aquecida o ano inteiro, segundo conta o diretor.

Este é, talvez, o melhor segredo do hotel, já que esta piscina proporciona vista direta para a praia e para o mar límpido. Existem espreguiçadeiras em seu redor, mas também no nível mais acima, onde foi criada outra estrutura do hotel que acolhe o jacuzzi e mais cadeiras de relaxamento. No inverno, continua a ser possível deixar o frio na rua e mergulhar no Sana Sesimbra, não só pelo aquecimento da água, mas também graças à estrutura removível, que permite fechar este espaço na estação mais fria do ano.

Se escolher um dos quartos duplos virados para o mar (além de 4 suites, existem quartos duplos e standards, estes últimos voltados para a rua) pode ainda adormecer com o barulho das ondas que rebentam à chegada da Praia da Califórnia. Seja inverno ou verão, a sensação é a de que se encontra num paraíso à beira-mar.

Quartos duplos no Sana Sesimbra a partir de 170 euros por noite (preço verão).

 

Nesta quinta a uma hora de Lisboa pode beber vinho à beira da piscina