Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os exercícios físicos ideais para a sua idade

20 anos: Nesta idade o corpo encontra-se nos seus níveis máximos de resistência e elasticidade. Como os músculos têm memória, esta é uma boa altura para começar com exercícios de alta intensidade que moldem a silhueta. Aos 20, um programa adequado inclui pesos, cardio ou aeróbica e um tempo para alongamentos. Exercícios recomendados: Treino de alta intensidade, ginástica aeróbica, running, spinning e zumba.
30 anos: É o momento de melhor forma física, ideal para trabalhar zonas específicas como os glúteos, braços e pernas. O corpo pede intensidades mais moderadas e de forma prolongada. No geral, interessa queimar a gordura e fortalecer a resistência do coração. Exercícios recomendados: cardio, aeróbica, running de forma moderada, CrossFit, Body Combat ou TRX
40 anos: Atrasar o envelhecimento e manter a tonificação e a resistência física são os objetivos. Com a perda de massa muscular é importante evitar também a perda da força realizando exercício cardiovascular e desporto de menor impacto. Exercícios recomendados: Exercícios de impacto médio, natação, bicicleta, yoga e pilates.
50 anos: Há que aumentar a precaução para evitar lesões e de forma constante. A ginástica traz muitos benefícios tanto a nível muscular como hormonal. Os desportos de mobilidade articular e os exercícios para bons hábitos de postura triunfam. Exercícios recomendados: Yoga, Pilates, Tai Chi e as suas vertentes aquáticas e caminhadas a passo acelerado.
60 anos: As alterações do corpo deixam-no mais propenso a sentir dores, rigidez muscular e mais cansaço que anteriormente. Independentemente da sua condição física, deve optar por exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos músculos e o equilíbrio do corpo. Exercícios recomendados: Natação, hidroginástica, bicicleta e caminhadas regulares.
70 anos: À semelhança das recomendações para os 60 anos, os exercícios devem ser mais leves, bem como os movimentos da hidroginástica. É importante exercícios para o aumento da densidade óssea e da massa muscular que atuam para a prevenção das quedas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O nosso corpo não tem as mesmas necessidades aos 20 e aos 50 anos, por exemplo, nem responde aos exercícios físicos da mesma forma.

É importante adequar as suas práticas desportivas à idade: cada década tem o seu treino mais indicado.

Há que ter em conta, que apesar das necessidades específicas de cada idade – como a tonificação ou a resistência física -, a prática de alongamentos é comum em qualquer fase da sua vida.

Na galeria de imagens acima encontrará as necessidades físicas de cada idade e os exercícios adequados às mesmas.

Quer uma barriga lisa? Faça estes 5 exercícios

Sete hábitos que deve ter sempre depois do sexo