Estes são os nomes dos candidatos presidenciais de acordo com a língua gestual

Adelino meireles_GI
[Fotografia; Adelino Meireles/Global Imagens]

Os políticos vão ganhando, com o tempo, um nome que se representa através de gestos. Pode ser apenas um ou até mais, mas trata-se de uma representação que está mais relacionada com caraterísticas físicas dos intervenientes do que com o nome propriamente dito.

Em declarações ao Jornal de Notícias, os intérpretes de língua gestual dos canais e que têm ‘participado’ nos debates para as presidenciais explicam quais os gestos que definem cada candidato e como os representam. Uma salvaguarda para já e para o facto de os candidatos Tiago Mayan Gonçalves, pelo partido Iniciativa Liberal, e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans e pelo partido RIR (Reagir, Incluir, Reciclar) ainda não terem um nome convencionado na lingua gestual. Porém, todos os restantes já têm. Veja como é representado cada candidato.

Marcelo Rebelo de Sousa

Sempre o Presidente da República em exercício e recandidato fala, a língua gestual representa-o com recurso à imagem de uma barba junto ao queixo. Uma representação que tem já alguns anos e que surgiu quando o professor universitário ainda usava pera.

Ana Gomes

A imagem que é destacada da militante e candidata apoiada pelos partidos Livres e PAN é a do cabelo curto e escadeado, a par da mão a simular o queixo largo de Ana Gomes. O símbolo gestual é o de quatro dedos unidos passados lateralmente pela cabeça.

Marisa Matias

Os cabelos compridos são incontornáveis na imagem da candidata do Bloco de Esquerda. Por isso, sempre que Marisa Matias Fala, os intérpretes fazem deslizar a mão pela cabeça simbolizando as melenas longas

João Ferreira

Entre os sinais identificativos do candidato do PCP estão a barba aparada e dois sinais na cara. Por isso, a escolha passa por o identificar com os dois dedos a apontar para a cara a juntar ao gesto de uma barba curta.

André Ventura

É o mais recente a ser criado. O líder e deputado único do Chega é representado com recurso a dedos junto à boca e que remetem para a falta de barba num dos lados do rosto.