Publicidade Continue a leitura a seguir

Faça as limpezas de primavera com produtos naturais

Percorra a galeria e conheça as alternativas de limpeza naturais. Evite os produtos químicos
Multi-usos limpa vidros: O detergente caseiro mais básico e eficaz é este: água e vinagre! Para que o cheiro deste último não seja incómodo, pode macerar cascas de laranjas e fica assim com um aroma muito agradável! Se quiser dar brilho, por exemplo aos espelhos, adicione também um pouco de álcool.
Receita: 1 litro de água destilada, 200 ml de vinagre macerado com cascas de laranja ou limão.Opcional: 50 ml de álcool. Misture a água com o vinagre e coloque-a num pulverizador.
Para o vinagre macerado: com as cascas de laranja voltadas para baixo encha um frasco com vinagre. Deixe macerar por pelo menos uma semana. Findo este tempo, coe para um frasco e feche bem.
Multi-usos madeiras: Para as madeiras podemos utilizar a fórmula anterior do vinagre macerado, mas o ideal será juntar um bocadinho de óleo de linhaça, cedro ou mesmo azeite e agitar sempre antes de usar.
Multi-usos desinfetante para, entre outros, casas de banho e cozinhas: Esta maceração é parecida com a anterior mas juntam-se folhas de eucalipto e álcool para uma limpeza mais desinfetante. Encha um frasco com o vinagre, o álcool, as folhas de eucalipto e cascas de limão (com a parte branca do limão para baixo e vinagre sempre a cobrir). Deixa macerar por pelo menos uma semana antes de usar. Findo este tempo coe para um frasco bem fechado. Pode ser usada pura num pano molhado para limpar e desinfetar os sanitários ou outras superfícies do género.
Outros multi-usos desinfetanteS para WC e cozinhas: Este desinfetante é parecido ao anterior em eficácia, mas usa o limão como base em vez do vinagre. É ótimo para aproveitarmos as cascas dos limões que consumimos e elimina bem os odores, por exemplo do frigorífico.
Encha um jarro de água e coloque as cascas de limão que sobram sempre com a parte branca voltada para baixo até encher cerca de metade da capacidade do jarro Deixa que fiquem de molho na água pelo menos uma noite.Corte as cascas em pequenos pedaços e numa liquidificadora triture esses pedaços com água até ficar tudo líquido. Com um pano coe para um recipiente e feche-o. Deixe fermentar durante um dia. No dia seguinte adicione duas colheres de sopa de álcool. Use cerca de meia chávena desta mistura para um balde de água bem quente e lave o chão. Se quiser, adicione um pouco do detergente da loiça e mexa bem. Para loiças sanitárias ou outras superfícies que não precisem de limpeza abrasiva, use um pano molhado com umas gotas deste produto.
Lisboa, 09/01/2015 - Panos de cozinha feitos partir de uma toalha, durante uma reportagem no atelier, Maria Modista. Da propriedade de Patricia Pinto e Filipa Bibe, estas antigas contabilistas, ensinam a costurar e a criar peças apartir de antigas roupas. (Reinaldo Rodrigues / Global Imagens)
Limpar torneiras do calcário e dar brilho a superfícies cromadas e em inox: Num pano molhado coloque um pouco de vinagre ou sumo de limão e umas gotas de álcool e passe pelas torneiras ou pelas zonas que queira limpar e dar brilho. É ideal para uma limpeza regular; não serve para remover calcário muito antigo e incrustado. [Fotografia: Pinterest]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabia que os produtos de limpeza podem provocar tantos danos nos pulmões como fumar um maço de tabaco por dia? Ora, sendo o sexo feminino quem mais está exposto aos efeitos dos produtos químicos e quem mais tem a cargo a limpeza da casa, falamos de perigos iminentes.

No entanto, a natureza também apresenta as suas alternativas, que podem ser aliadas nesta batalha. Na galeria acima algumas das alternativas que prometem acarretar menos danos para a saúde, que se revelam mais económicas e ecológicas

Segundo uma pesquisa da Universidade de Bergen, na Noruega, publicada este ano pelo jornal da Sociedade Toráxica Americana, limpar a casa pode representar um risco para a saúde respiratória. O resultado da pesquisa baseou-se na análise pulmonar de mais de 6.200 pessoas em duas ocasiões. Num primeiro momento, quando tinham cerca de 34 anos e, em segundo, 20 anos depois. Os participantes eram questionados se trabalhavam em limpezas ou se usavam produtos químicos e sprays, assim como a regularidade do seu uso.

“As mulheres que faziam limpezas, quer fosse uma vez por semana na sua própria casa, quer a nível profissional, mostravam um declínio “acelerado” na capacidade pulmonar, comparável ao consumo de 20 cigarros diários durante 10 a 20 anos. Já nos pulmões dos participantes do sexo masculino não foi encontrado qualquer efeito do uso de produtos de limpeza”, adiantaram os autores do estudo, Cecile Svanes e Oisten Svanes.

“As mulheres que faziam limpeza mostravam um declínio “acelerado” na capacidade pulmonar, comparável ao consumo de 20 cigarros diários durante 10 a 20 anos”

Ambos sugerem que a redução da capacidade pulmonar seria decorrente do uso dos produtos químicos de limpeza, pois estes irritam as mucosas que revestem as vias respiratórias, o que com o tempo resulta em alterações permanentes.

Já no caso dos homens que parecem não ser afetados, os investigadores acreditam que a explicação resida no facto dos seus pulmões serem menos suscetíveis ao impacto desse tipo de químicos, uma vez que estudos anteriores mostraram que são mais resistentes aos danos provocados por vários agentes irritantes, incluindo o tabaco.

Por outro lado, sabemos que eles dedicam muito menos horas por semanas às tarefas domésticas (quatro horas de trabalho não pago de tarefas domésticas delas, contra cerca de duas horas e meia no caso deles).

O Delas.pt falou com Sílvia Morais, professora de ioga, doula e que ministra workshops de cosmética e produtos naturais. Ensinou-nos a limpar a casa de forma mais económica, ecológica e saudável, “especialmente para pessoas com doenças respiratórias e propensas a problemas dermatológicos”, diz. Principalmente agora na altura das “limpezas primaveris”.

Sara Raquel Silva

12 alternativas sustentáveis para substituir o papel de cozinha

Saiba quais os objetos mais sujos na sua cozinha