Publicidade Continue a leitura a seguir

Faça este teste e descubra se é viciado em redes sociais

Percorra a galeria de imagens para ver os 10 mandamentos da segurança online, publicados no livro 'Enredo', de Fernando Daniel.
?stanbul, Turkey - December 17, 2014: Paper cubes with Popular social media services icons, including Facebook, Instagram, Youtube, Twitter on a white background.
2. Não deixes que estranhos "entrem" no teu quarto! Aceita pedidos de amizade de pessoas que conheces, não dês permissão a outras pessoas que te batem à porta e remove amizades de pessoas que já não desejas manter.
3. Não deixes a porta da tua casa aberta. Não partilhes a tua palavra-passe com ninguém.
4. Muda a fechadura de tempos a tempos! Verifica com regularidade as tuas Definições de Privacidade.
5. Se vires alguma coisa errada, denuncia-a! Se vires conteúdos que te incomodam, comentários agressivos numa publicação de um amigo ou interagires com algo que te faz sentir desconfortável, fala com alguém.
6. Se te sentires mal, fala com alguém! Se alguém te estiver a fazer sentir mal contigo mesmo/a, fala com alguém que te seja chegado.
7. Não dês informações pessoais a alguém que acabaste de conhecer! Não partilhes a tua morada, não partilhes a tua localização exata quando estás a fazer coisas fixes e não partilhes nenhum outro detalhe privado sobre a tua vida.
8. Não sejas desagradável! Sê generoso/a nos teus elogios e na tua amabilidade quando interages com os conteúdos de outras pessoas.
9. Confia no teu instinto! Se alguma coisa te parecer estranha num amigo do Facebook, fala com ele.
10. Sê aliado/a! Apoia amigos que possam ter menos privilégios ou lidem com mais obstáculos do que tu - ou quem tu aches que precisa de alguma ajuda.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O cantor Fernando Daniel juntou-se à editora Betweien para lançar Enredo, um livro pedagógico sobre redes sociais. Na obra, que será levada pelo próprio artista a escolas de todo o país, são referidas problemáticas como a partilha de dados, segurança, vício, alienação, sexting, revenge porn e phishing.

Num capítulo em que se fala de ciberdependência está o Teste de Dependência da Internet, desenvolvido pela psicóloga norte-americana Kimberly Young (na galeria de imagens no topo do texto pode consultar também os 10 mandamentos da segurança online).

“É o primeiro questionário de avaliação do vício da utilização da Internet validado cientificamente. Inclui vinte perguntas que medem níveis ligeiros, moderados e graves de dependência da Internet“, pode ler-se em Enredo.

Faça o teste:

Para avaliar o seu nível de dependência, responda com sinceridade às perguntas seguintes, usando esta escala:

1 – Raramente;
2 – Ocasionalmente;
3 – Frequentemente;
4 – Quase sempre;
5 – Sempre;
Não se aplica

Anote o número correspondente a cada uma das suas respostas.

Resultados:

Depois de ter respondido a todas as questões, some os números que selecionou para cada resposta, para obter uma pontuação final. Quanto mais alta a pontuação for, maior é o nível de dependência e os problemas que o uso da Internet provoca. Siga a escala geral, para ajudar a medir a sua pontuação.

20-49 pontos: é um utilizador online médio. Por vezes, poderá até navegar na Web um pouco demais, no entanto, tem controlo sobre a sua utilização.

50-79 pontos: está a ter problemas ocasionais ou frequentes devido ao uso da Internet. Deve considerar o verdadeiro impacto de estar online na sua vida.

80-100 pontos: a utilização da Internet está a causar problemas significativos na sua vida. Deve avaliar o impacto da Internet e lidar com os problemas causados diretamente pela sua excessiva utilização.

Ficha técnica do livro:

Enredo, de Fernando Daniel. Editora Betweien, 12,89 euros

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Fernando Daniel vai andar pelas escolas a alertar para perigos das redes sociais