Faça este teste e descubra se é viciado em redes sociais

O cantor Fernando Daniel juntou-se à editora Betweien para lançar Enredo, um livro pedagógico sobre redes sociais. Na obra, que será levada pelo próprio artista a escolas de todo o país, são referidas problemáticas como a partilha de dados, segurança, vício, alienação, sexting, revenge porn e phishing.

Num capítulo em que se fala de ciberdependência está o Teste de Dependência da Internet, desenvolvido pela psicóloga norte-americana Kimberly Young (na galeria de imagens no topo do texto pode consultar também os 10 mandamentos da segurança online).

“É o primeiro questionário de avaliação do vício da utilização da Internet validado cientificamente. Inclui vinte perguntas que medem níveis ligeiros, moderados e graves de dependência da Internet“, pode ler-se em Enredo.

Faça o teste:

Para avaliar o seu nível de dependência, responda com sinceridade às perguntas seguintes, usando esta escala:

1 – Raramente;
2 – Ocasionalmente;
3 – Frequentemente;
4 – Quase sempre;
5 – Sempre;
Não se aplica

Anote o número correspondente a cada uma das suas respostas.

Resultados:

Depois de ter respondido a todas as questões, some os números que selecionou para cada resposta, para obter uma pontuação final. Quanto mais alta a pontuação for, maior é o nível de dependência e os problemas que o uso da Internet provoca. Siga a escala geral, para ajudar a medir a sua pontuação.

20-49 pontos: é um utilizador online médio. Por vezes, poderá até navegar na Web um pouco demais, no entanto, tem controlo sobre a sua utilização.

50-79 pontos: está a ter problemas ocasionais ou frequentes devido ao uso da Internet. Deve considerar o verdadeiro impacto de estar online na sua vida.

80-100 pontos: a utilização da Internet está a causar problemas significativos na sua vida. Deve avaliar o impacto da Internet e lidar com os problemas causados diretamente pela sua excessiva utilização.

Ficha técnica do livro:

Enredo Fernando Daniel

Enredo, de Fernando Daniel. Editora Betweien, 12,89 euros

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Fernando Daniel vai andar pelas escolas a alertar para perigos das redes sociais