Publicidade Continue a leitura a seguir

Fala enquanto dorme? Então tem mesmo de ler isto

Percorra a galeria de imagens e saiba o que fazer naqueles momentos em que quer dormir e não consegue.
1 - Pense de forma positiva. Muitas vezes o que acontece é que pensamos de forma insistente que "já é tarde" e "não vamos conseguir adormecer nem dormir as horas que gostaríamos". Quanto mais atraímos este tipo de pensamentos, mais tempo demoramos a adormecer. Evite-os.
2 - Concentre-se em algo específico. Se for capaz de se concentrar ou na sua respiração, ou a contar, ou no seu ritmo cardíaco é muito mais fácil de ficar sonolenta e, com isso, adormecer mais rapidamente.
3 - Finja que está cansada. É quase como enganar o próprio cérebro. Se pensar em sentimentos ou atitudes que tem quando está cansada, o seu cérebro vai acabar por atrair essa mesma sensação e será mais fácil voltar a adormecer.
4 - Ajuste a sua temperatura. Qual é a temperatura a que se sente realmente bem e confortável em dormir? Mais fresco ou mais agasalhado? Tente nivelar a temperatura de forma a que se sinta confortável o suficiente para adormecer rapidamente.
5 - Leia. Não, não é o telemóvel, computador, tablet ou Ebook. É mesmo um livro físico. Isto obriga a esforçar a vista e ficar sonolenta - a menos que a história seja mesmo muito interessante.
6 - Oiça música. Claro está que, de preferência, escolha uma playlist calma e melódica.
7 - Pode também experimentar ouvir um podcast ou uma história narrada. Encontra algumas sugestões no Youtube.
8 - Se ouvir vozes não funciona para si, pode sempre optar por ouvir ruídos como a água; o vento; pássaros a cantar. Há várias playlists com estes ruídos quer no Youtube como no Spotify.
9 - Nunca por nunca veja o seu telemóvel enquanto está numa crise destas. Primeiro, porque existas várias tentações, segundo, porque a luz destes aparelhos despertam o nosso cérebro.
10 - Estique as pernas. E não, não precisa sair da cama. Mas esticar as pernas ou colocá-las para cima contra a parede, vai ajudar a relaxar o seu sistema nervoso e fazê-la adormecer mais facilmente.
11 - Relaxe desde a ponta do nariz à ponta do pé. Segundo alguns especialistas, se disser para si mesma "os meus pés estão cansados, os meu braços estão cansados, os meus olhos estão cansados" e por aí fora, então o seu cérebro vai realmente começar a mostrar esses sintomas.
12 - Exercite a sua respiração. E, para os especialistas, existe um exercício específico que a vai ajudar a relaxar e adormecer: inspire durante quatro segundos; sustenha a respiração por sete segundos; expire por oito segundos e... repita.
13 - Escreva as suas ideias. Muitas vezes não conseguimos adormecer porque temos demasiados pensamentos na nossa mente. Escreve todos eles até deixar de ter mais ideias e se sentir realmente cansada.
14 - Veja o que a está a manter acordada. Tem um e-mail para enviar? Uma apresentação para rever e esse assunto está a remoer na sua cabeça? Então mais vale resolvê-lo rapidamente para que, depois, consiga dormir sem que isso a esteja a atormentar.
15 - Faça a tarefa que menos gosta. Se se colocar a fazer (ou pensar em fazer) uma tarefa que não gosta, apostamos que vai logo ganhar sono. Se o pensar não resultar, então passe à prática até se fartar.
16 - Beba algo quente e reconfortante.
17 - Tape os olhos. Ainda que o seu quarto esteja escuro, existe a probabilidade de haver alguma luz que a está a incomodar.
18 - Veja um filme. Ainda que não seja o ideal, ver um filme pode ajudar a cansar os seus olhos e ter mais vontade de dormir. Mas saiba que em muitos casos pode também fazer o efeito oposto e despertar mais ainda. Saiba em que grupo de enquadra.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Falar durante o sono, nem que seja apenas balbuciar, é algo, por norma, normal e inofensivo. Até deixar de o ser. Vamos a números: cerca de metade das crianças entre os três e os 10 anos tendem a falar durante o sono. Mas se começou a falar numa fase mais tardia, isso pode ser um problema.

Segundo a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, quando falamos a dormir não refletimos comportamentos ou memórias do que nos aconteceram durante o dia. Ou seja, mesmo que estejamos chateadas ou aborrecidas com alguma situação, isso não quer dizer que vamos falar sobre esses temas.

É importante saber que o que falamos não tem relação direta com os nossos problemas pessoais. Muitas pessoas que falam durante a noite acabam por dizer coisas alarmantes para, por exemplo, os seus parceiros, e isso não deve ser lido de forma negativa. Rafael Pelayo, especialista do sono entrevistado para a secção Life do Huff Post, afirma que já viu várias pessoas serem acusadas de traição porque disseram o nome de alguém durante o sono, mas que isto na realidade não quer dizer “absolutamente nada”.

Por outras palavras: não existe um significado real e lógico para as palavras que saem da nossa boca, quando estamos a dormir.

Recorde-se também da entrevista que o psicólogo José Carlos Garrucho deu ao Delas,pt, onde afirmou que “sonhar é estar livre da consciência”, ou seja, “não ter o polícia para prender e o juiz para julgar” e sonhar com outra pessoa que não o seu parceiro não quer dizer que tenha o desejo de tornar esse ato real.

A idade com que começou a falar, importa

Segundo o especialista abordado pela Life, a idade com que começa a falar no sono importa para perceber as razões que nos levam a fazê-lo. Se durante toda a sua vida falou no sono, então não há nada com que se preocupar. Se, por outro lado, começou numa fase mais tardia, isso pode ser um problema.

Rafael Pelayo afirma que se, por exemplo, começou a falar durante o sono apenas a partir dos 50 anos, isso pode ser um indicador de alguma doença como o Parkinson ou Demência. Nestes casos, o falar durante o sono pode mesmo indicar que existe algum problema com o nosso cérebro.

“Se sempre falou a dormir, eu não ficaria preocupado. No entanto, se isso é algo recente, iria investigar“, afirma o especialista. Mais números: segundo um estudo de 2010, cerca de 66% da população fala a dormir. Alguns conseguem dar ‘palestras’ totais, outros, dizem umas quantas frases soltas e, por último, a grande maioria não diz nada lógico. Falar durante o sono é normal, o que pode não ser normal é fazê-lo tardiamente.

Percorra a galeria de imagens acima e veja alguns truques para conseguir dormir melhor.

Mulheres não conseguem “desligar o cérebro” para dormir

Adora dormir muito? Talvez não vá gostar deste novo estudo