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Famílias portuguesas têm poucos hábitos de leitura

Percorra a galeria de imagens e veja algumas conclusões pertinentes sobre este inquérito que avaliou os hábitos de leitura das famílias portuguesas.
Essencialmente por falta de tempo. Ainda que 90% leia ou tenha tido o hábito de ler aos seus filhos, 93% considera ouvir histórias desde pequenos como fator importante para o desenvolvimento de bons hábitos de leitura nas crianças.
66% dos pais levam livros para os filhos nas férias, ainda que apenas 6% dê um livro quando vão jantar fora contra os 24% que dão o telemóvel.
Isto potque é uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal e 88% consideram que tem impacto positivo no aproveitamento escolar.
E 86% lê pelo menos 1 vez por semana.
E o papel continua a ser o suporte favorito, tanto para crianças como adultos.
Entre os pais com hábitos de leitura, 71% dos filhos têm hábitos de leitura (+4% que o total). Entre os pais que costumavam ler para os filhos, 68% dos filhos têm hábitos de leitura (+1% que o total).
A leitura tem 26% de referências. O uso e consumos multimédia obtêm o 4º lugar, com 64%.
Concluiu-se também que a percentagem de crianças com bom aproveitamento escolar é superior junto das que têm hábitos de leitura.

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Esta terça-feira, dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. Neste sentido, a McDonald’s Portugal, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e o Expresso, apresentam o inquérito “O que leem os nossos filhos” – uma sondagem conduzida pela GFK que analisa os hábitos de leitura das famílias portuguesas, com crianças e jovens entre os 5 aos 15 anos.

Os dados são claros: apenas metade dos pais têm hábitos de leitura em família. A principal razão pela qual isto acontece, de acordo com os dados recolhidos, é falta de tempo. O inquérito teve uma amostra de 1000 pais e a iniciativa está inserida no âmbito do programa de promoção de leitura em família da McDonald’s, “Happy Meal Readers”.

O intuito é o de promover um momento de reflexão sobre a forma como leem as famílias portuguesas e a importância da leitura, nas suas mais variadas formas e formatos, no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Uma das grandes conclusões retiradas deste estudo é que é importante apoiar os pais a encorajarem as crianças a ler, estimular a sua imaginação e tornar a leitura num momento divertido e partilhado em família, bem como providenciar um maior acesso a livros.

Percorra a galeria de imagens acima e veja as principais conclusões retiras deste estudo, do ponto de vista quer dos pais como dos filhos.

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