Fast-food saudável: Receita de nuggets de salmão em três passos

iStock-1157614020(1)

Adorados por miúdos e graúdos, os nuggets podem ser um excelente aperitivo ou até uma refeição principal, quando acompanhados de arroz e salada. E se já está a pensar que se trata de fast-food, aquela ‘comida plástica’ e nada saudável, prepare-se para conhecer uma receita de nuggets fácil e amiga da nossa saúde.

Comer, crescer, treinar, de Pedro Carvalho e Maria Roriz, €16,50

Saída do livro Comer, Crescer e Treinar, dos nutricionistas Pedro Carvalho e Maria Roriz, esta receita dá para cerca de 15 nuggets e o Salmão foi a matéria-prima escolhida para a confeção. Alimento que pode ser facilmente substituído por outro, como atum ou até carne – frango ou peru.

Tratando-se de uma receita saudável, Pedro e Maria deixam ainda de fora o óleo para fritar, dando lugar ao forno para se conseguir uns nuggets bem crocantes e igualmente dourados.

As sementes de chia são um ingrediente que os nutricionistas adicionaram, muito provavelmente devido ao seu poder de nos manter saciados por mais tempo.

Veja abaixo como fazer esta receita:

Ingredientes

  • 200 gramas de lombinhos / medalhões de salmão
  • 2 claras de ovo
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 1 colher de café de pimenta preta
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia

Preparação

1º Passo: Cortar o salmão em cubos e passá-los pelas claras de ovo.

2º Passo: Passar o salmão pela farinha de trigo e, logo de seguida, pelas sementes de chia.

3º Passo: Forrar um tabuleiro com papel vegetal ou de alumínio e colocar os nuggets para irem ao forno a 180ºC até ficarem dourados e crocantes.

Dica: Pode temperar o salmão antes de todo o processo ou pode juntar os temperos à farinha, colocando uma pitada de pimenta e/ou um pouco de sal.