Publicidade Continue a leitura a seguir

Ninguém vai querer ter estas mulheres por perto

'Órfã' (2009). Isabelle Fuhrman é Esther, a menina que aparece na imagem de pincel na mão e com ar aparentemente inocente. É ela a vilã deste filme, uma órfã de nove anos que é adotada por um casal e que se revela ser o oposto daquilo que a sua pose frágil aparenta (Fotografia: Warner Bros/DR)
'Jessabelle: A Revolta do Espírito' (2014). Depois de ter um acidente de carro Jessabelle volta à sua terra natal e começa a ser perseguida por um espírito atormentado que há muito a procura. (Fotografia: Jim Bridges/© 2014/ Lionsgate)
'The Loved Ones' (2009). O vestido cor-de-rosa e o ar cândido não deixam adivinhar a vingança diabólica que Lola prepara depois de ter convidado Brent para ser o seu par no baile do liceu e este ter recusado. "A noite do baile de finalistas pode ser uma tortura" leva à letra o filme australiano. (Fotografia: Promoção/DR)
'Carrie'(1976). Não é a primeira vez que um baile de finalistas serve de pretexto a um filme de terror. O clássico do mestre do horror, Stephen King, já foi adaptado duas vezes ao cinema. A primeira em 1976, por Brian de Palma, e a segunda em 2013, por Kimberly Peirce. Carrie é uma jovem ingénua mas com poderes telecinéticos devastadores. (Fotografia:Promoção do filme de 1976/DR).
'Misery - O Capítulo Final' (1990). É mais um clássico e novamente adaptado de uma obra de Stephen King. O filme, que deu o Óscar de Melhor Atriz a Kathy Bates (na imagem), é a história de uma fã obcecada que mantém o seu autor favorito em cativeiro. (Fotografia: ©Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved).
'O Exorcista' (1973). Grande clássico dos filmes de terror,tem uma das personagens mais assustadoras de sempre, uma menina que é objeto de possessões demoníacas. O papel valeu a Linda Blair, na altura com 13 anos, a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz Secundária. (Fotografia: Promoção/DR)
'O Aviso' (2002). A atriz Daveigh Chase, de 26 anos, era uma adolescente quando fez o papel de Samara, a entidade sinistra e mortal do filme 'O Aviso' que conta com Naomi Watts como protagonista. (Fotografia: DR)
'The Grudge - A Maldição'(2004). Semelhante a Samara de 'O Aviso', esta personagem, interpretada pela atriz japonesa Takako Fuji, personifica uma maldição mortal. (Fotografia: DR)
'Gothika'(2003). Halle Berry é uma psicoterapeuta que acorda presa no manicómio em que trabalha sem saber acusada de ter morto o marido. Do lado de dentro apercebe-se que pode estar a ser usada por uma força sobrenatural. (Fotografia:DR)
'O Projeto Blair Witch' (1999). Feito com um baixo orçamento, este filme independente foi um sucesso de bilheteira e um dos 100 com maior receita nos EUA. Documentário ficcionado, simula a investigação de três estudantes de cinema que partem para Burkittsville com o ojetivod e contar a história da bruxa de Blair. Sem se revelar muito, é esta presença feminina que motiva todo o terror passado no filme. (Fotografia:DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mulheres em filmes de terror estão longe de ser uma novidade. Jamie Lee Curtis, no filme ‘Halloween’ (1978), de John Carpenter, Mia Farrow, em ‘Rosemary’s Baby – A Semente do Diabo’ (1968), de Roman Polanski, ou Sigourney Weaver, na saga ‘Alien’ são alguns dos casos mais conhecidos.

Apesar de serem quase sempre vítimas da obsessão dos vilões ou das criaturas sanguinárias que as perseguem, são também normalmente elas as únicas que sobrevivem no final, e, não raras vezes, as heroínas que derrotam os temíveis monstros ou psicopatas. Provavelmente, podemos agradecer aos filmes de terror o facto de terem criado as primeiras grandes personagens femininas capazes de liderar a luta contra seres maléficos e de lhes darem a chamada “valente coça”.

Mas a presença feminina no terror também se faz do outro lado. Há filmes onde são elas quem tem a função de assustar e fazer correr os outros.

Selecionámos dez filmes de terror para ver neste Halloween, em que as personagens mais assustadoras são femininas. Veja quais são na nossa fotogaleria.