“Finalmente em casa”. Gigante do mobiliário e decoração coloca Merkel num cadeirão

Handing over ceremony of the German Chancellery
[Fotografia: EPA/CLEMENS BILAN]

A chanceler alemã Angela Merkel, de 67 anos, despediu-se do cargo ao fim de 16 anos, sucedendo-lhe Olaf Scholz, de 63. No momento do adeus formal, que teve lugar a 8 de dezembro, as reações e as mensagens sucederam-se e vindas de todas as coordenadas: políticas, sociais, económicas e, claro, publicitárias.

A IKEA alemã lançou uma campanha em que mostra uma mulher que se parece com Merkel, sentada num sofá e sob a mensagem “finalmente em casa”. Uma campanha que terá sido inicialmente publicada no jornal Frankfurter Allgemeine

A gigante sueca optou, na comunicação alemã, partilhar a imagem com uma pedido: “Pode passar-me os binóculos, quero ver se Olaf já está ocupado”.

Para já, pouco se sabe sobre o futuro de Angela Merkel, que ainda não revelou quais os seus próximos projetos.

Marcelo homenageia Merkel

Por cá, as mensagens de despedida também se fazem ouvir. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar a ex-chanceler alemã Angela Merkel com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, habitualmente apenas concedido a chefes de Estado, “pela sua extraordinária contribuição para a União Europeia”.

Um dia depois de Angela Merkel ter deixado a chefia do Governo da Alemanha, ao fim de 16 anos, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que decidiu atribuir-lhe o mais alto grau da Ordem do Infante D. Henrique “pela sua extraordinária contribuição para a União Europeia, desbravando novos caminhos de construção de solidariedade, bem-estar e diálogo entre os Estados-membros, para o bem dos povos da Europa e para além, num quadro de multilateralismo ativo”.