Flores comestíveis. Como as preparar para as refeições

pexels-solodsha-9008995
[Fotografia: Pexels/Solodsha]

A primavera chegou e trouxe consigo as flores comestíveis. Trazem requinte, cor e sabor às mesas e apresentam um baixo valor calórico. São ainda ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e combatem os radicais livres e o aparecimento de doenças.

 

Para saber quais pode consumir e como pode as pode preparar, a Deco Proteste disponibiliza um conjunto de passos que deve seguir. Consulte-os abaixo.

Como preparar?

Comece por deixá-las secar sobre papel absorvente. Após a secagem, estarão prontas para ser usadas em saladas ou sobremesas.

No entanto, deve ter alguns cuidados como, por exemplo, não apanhar flores na natureza. Procure adquiri-las junto de agricultores, de lojas especializadas, supermercados ou em mercearias gourmet, isto é, em locais onde o modo de produção é controlado para evitar o risco de toxicidade e a ingestão de produtos químicos e outros contaminantes ambientais.

Se preferir, também pode optar por cultivá-las em casa. Além de ser mais barato do que a compra em loja, tem a possibilidade de colher apenas as que vai consumir.

Flor Calêndula. Com sabor ligeiramente amargo, acompanha saladas, pratos de arroz, peixe , sopas, queijos, omeletes e carne de aves [Fotografia: Pexels/Dorottya Gál]
Flor Borragem. De sabor fresco e suave, faz lembrar o pepino. São usadas em saladas, bolos e sobremesas [Fotografia: Pexels/Julz]
Flor Tagete. Sabe a maracujá e é usada em saladas, em pratos de marisco ou em sobremesas. Contém vitamina C e potássio [Fotografia: Pexels/G Gabriel Constantin]