Publicidade Continue a leitura a seguir

Gripes e constipações: Como não contagiar, nem ser contagiado no trabalho

Percorra a galeria de imagens e fique a par das sete dicas que vão impedir o contágio de gripes e constipações, mantendo sua saúde intacta. [Imagens: Shutterstock]
Não espalhar lenços de papel usados – após a utilização o ideal é deitá-los fora, para que não contaminem o espaço ou acabem por ser agarrados por outra pessoa, podendo deixá-la igualmente doente.
Cobrir o nariz e a boca ao tossir e ao espirrar – seja com a ajuda de um lenço de papel, do antebraço ou da manga, assim será mais difícil espalhar o vírus e infetar os outros colegas.
Não reutilizar lenços onde já se assoou – o melhor é ter um ou mais pacotes de lenços por perto para ter sempre um lenço novo onde se assoar ou para onde espirrar ou tossir.
Evitar contactos próximos – diante de alguém com claros sintomas de gripe ou constipação, convém deixar alguma distância de segurança. Na hora do cumprimento há que evitar os beijos e caso haja aperto de mão lembre-se de lavar as mãos assim que puder e não a levar aos olhos, nariz ou boca.
Não partilhar objetos, nem mesmo os de trabalho – manter-se longe de copos, garrafas de água, talheres, roupa... qualquer objeto que possa ter estado em contacto com a saliva de outra pessoa. Em casos de escritórios, o uso da mesma caneta ou o uso rápido do mesmo teclado, são também perigos à vista.
Lavar as mãos com frequência – sempre que agarrar no lenço de papel onde se assoou convém lavar as mãos ou recorrer a um produto desinfetante. Deste modo evita espalhar o vírus ao cumprimentar alguém com um aperto de mão ou durante a partilha de objetos, como telefones, computadores ou mesmo maçanetas da porta.
Evitar a secura nasal – espaços aquecidos, como os que possuem ar condicionado tendem a ser pouco húmidos, tornando-se paraísos para as bactérias. Além disso, quando estamos em locais aquecidos as fossas nasais tendem a ficar mais secas e vulneráveis, não conseguindo as células defensivas produzir o muco adequado para eliminar as bactérias, facilitando o aparecimento de infeções.

Publicidade Continue a leitura a seguir

No fundo, as gripes e constipações tratam-se de um círculo vicioso: alguém espirra e, quando se repara, já (quase) todos os trabalhadores estão a espirrar ou a tossir. Para ganhar a imunidade no trabalho acredite que não chega manter uma boa alimentação ou ter uma pequena farmácia na gaveta da secretária. E existem outros pequenos cuidados diários a ter e que podem fazer toda a diferença, prevenindo que fique de cama. Neste artigo, reunimos sete dicas que pode começar já a meter em prática para se manter fora deste círculo vicioso.

É que 35% das infeções causadas pela gripe dão-se no local de trabalho, avança o site espanhol Vivir Mas Y Mejor. E, de facto, se pensarmos no número de pessoas que passam horas e horas no mesmo espaço – muitas vezes um espaço fechado e com pouca ventilação – é fácil perceber por que esses mesmos locais facilmente se tornam verdadeiros paraísos para a propagação de bactérias.

Um espirro, uma tosse mais forte ou até a simples partilha de determinados objetos: o teclado, o telefone ou até a caneta, e rapidamente se dá o contagio. São, por vezes, atos inconscientes e que normalmente faríamos sem qualquer problema, mas que nesta altura do ano podem comprometer o nosso bem-estar e a nossa saúde em geral.

Para que tal não aconteça, o melhor é ficar a par das nossas dicas. Como? Percorrendo a galeria de imagens acima onde vai saber como aguentar este outono / inverno sem ser contagiado, nem andar a contagiar colegas e amigos.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Alimentos indispensáveis no inverno

10 aliados da imunidade contra as doenças do frio