Edição da ‘Sports Illustrated’ faz capa com modelo de burkini e hijab

Halima Aden, 21 anos, está deitada sobre uma breve cama de água que lhe reflete as intensas cores do fato de banho que está a usar. Uma imagem que faz a capa – e já está a fazer o furor – da tão aguardada edição anual de praia da revista norte-americana Sports Illustrated.

O peculiar neste editorial fotográfico é que a manequim, americana e somali, que cresceu num campo de refugiados no Quénia e chegou aos EUA aos sete anos, está a usar um burkini. É, por isso, a primeira mulher a fazê-lo e na revista em particular. Veja algumas imagens que a publicação partilhou na conta de Instagram na galeria acima.

“Agora, vemos políticos, mulheres de negócios, repórteres de televisão e outras mulheres hijabi bem-sucedidas em papéis visíveis e é essa a mensagem que temos de enviar”, referiu Halima Aden à estação pública britânica BBC. A modelo que, na sua conta de Instgaram, surge sempre com o tradicional véu islâmico, vinca que “as raparigas novas que usam hijab [véu islâmico] deveriam ter exemplos em qualquer lado e em qualquer setor”.

E se Halima elogia o facto de a revista norte-americana ter “dado o passo para mostrar a beleza que as mulheres modestas possuem”, certo é que há reações contraditórias por parte do público: há quem aplauda a coragem e “o esforço de inclusão” da publicação norte-americana dirigida a um publico maioritariamente masculino e há também quem critique, nas redes sociais, o “significado do uso de um símbolo cultural”.

Imagem de destaque: Instagram

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