Hillary Clinton critica falta de mulheres na Casa Branca

hillary-clinton
Fotografia de Joshua Roberts/Reuters

Esta terça-feira, Hilary Clinton deu o seu primeiro grande discurso após a sua derrota face a Donald Trump nas últimas eleições presidenciais norte-americanas. A democrata evocou a falta de mulheres no seio do atual governo. “A participação das mulheres na administração norte-americana está no seu nível mais baixo, como já não se assistia há uma geração”, proclamou a mulher de Bill Clinton perante uma plateia de empresárias em São Francisco, Estados Unidos.

A ex-secretária de estado norte-americana aproveitou para criticar a fotografia publicada pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, na sua página de Twitter, na qual mostra uma mesa redonda exclusivamente composta por políticos do sexo masculino que negoceiam os cuidados de saúde femininos, no âmbito da reforma de Obamacare, o sistema de saúde implementado pelo ex-presidente, Barack Obama.

Para contrabalançar a realidade da representação feminina na Casa Branca, Hillary Clinton fez questão de passar uma mensagem positiva para a plateia. “Estou aqui hoje para vos dizer para não baixarem os braços. Não fiquem desencorajadas ou desiludidas. Precisamos de mais mulheres à volta das mesas onde as decisões são tomadas. Devemos indignar-nos. Não é como se eu não soubesse todas as coisas más que eles diziam sobre mim. Apenas pensei que alguns deles eram um pouco mais criativos”, encorajou.