Insónias menstruais, um problema que afeta uma em cada quatro mulheres

insónia
[Fotografia: cottonbro/ Pexels]

Cólicas, fome, irritação, sensibilidade são alguns dos sintomas que as mulheres sentem durante a menstruação. Mas sabia que também as insónias podem ser uma sequência dessa condição?

Insónias menstruais são um problema real e que, de acordo com um estudo da National Sleep Foundation, 23% das pessoas em idade fértil vivem. Ou seja, uma em cada quatro mulheres sofre com este problema.

Os investigadores apontam a queda hormonal como o responsável pelas insónias. Esta queda ocorre durante a fase lútea, a fase imediatamente anterior à menstruação.

A melatonina, hormona responsável pela regulação do sono, é menos segregada, o que afeta a qualidade do sono. Essa queda hormonal também tem um impacto na temperatura corporal o que também causa dificuldade em adormecer.

A ansiedade que se vive neste período também dificulta o sono, seja por uma menstruação desregulada ou até por vir acompanhada de uma dor física real.

Como aliviar?

Tentar regular o sono com uma hora fixa, antes da meia-noite, para ir para cama pode ser uma boa estratégia para combater este problema. O melhor é deitar-se assim que começar a sentir algum sinal de fadiga.

Evitar ecrãs e luzes azuis. Alimentos estimulantes como o açúcar, também a ajudam a contornar as insónias menstruais e a dormir melhor.

Algumas bebidas e tratamentos homeopáticos também limitam os despertares noturnos. Se mesmo assim o problema continuar ou piorar deve consultar o seu médico.