E pela quarta semana consecutiva, a atriz Jane Fonda, de 81 anos, volta a ser detida durante os protestos pelo clima e contra as medidas que promovem alterações climáticas.
Por isso, e sendo sexta-feira, Jane voltou às ruas e aos protestos e convenceu amigas a juntarem a sua voz ao manifesto. Depois de o ator Ted Danson ter sido detido na sexta-feira passada, neste primeiro de novembro foram as atrizes Rosanna Arquette e Catherine Keener a lutarem pelo clima.
A detenção teve lugar diante do Congresso, em Washington, nos Estados Unidos da América, e no âmbito das manifestações que a ativista – que disse ter sido inspirada, entre outras influências, por Greta Thunberg -, atriz e guru do desporto, lidera: as Fride Drill Fridays.
E se após a terceira detenção Fonda passou a arriscar uma pena de prisão de 99 dias, certo é que, sem a audiência marcada e ouvida em tribunal, tal poderá não acontecer para já.
Enquanto tal não tem lugar, a atriz promete encontro marcado todas as sextas, que têm sempre culminado em pulsos algemados.
Imagem de destaque: Siphiwe Sibeko/Reuters