Jet lag: um parceiro de viagem indesejável

imagem_abertura_BoasNoites_MelhoresDias_Artigo5_DELAS

Dores de cabeça, cansaço, náuseas… estes são alguns dos sintomas do jet lag, um parceiro de viagem que pode dar cabo das férias pelas quais esperou o ano inteiro.

É a altura mais esperada do ano: quando, finalmente, dizemos adeus à rotina e entramos no avião rumo a dias de dolce fare niente, num qualquer destino longínquo que ansiamos por descobrir. O plano parece perfeito, até que damos por nós a arrastarmo-nos pelas ruas, cansadas, muitas vezes com dores de cabeça e sem grande vontade de descobrir seja o que for para além da cama do hotel. Chama-se jet lag, ou síndrome da mudança de fuso horário, e, regra geral, acontece quando se viaja para destinos com uma diferença horária superior a duas horas. Quanto maior a diferença horária, mais intensos tendem a ser os efeitos, podendo arruinar umas férias tão desejadas ou dar cabo de uma reunião de trabalho longe de casa.

A síndrome da mudança de fuso horário acontece pela interferência com o nosso ciclo circadiano – o nosso relógio interno, que regula os nossos padrões de sono e que é afetado por elementos como a luz. Ao ser interrompido, o nosso organismo reage com mudanças que se podem estender não só ao nível do sono mas também no equilíbrio hormonal, com consequências que podem ir muito além do simples cansaço. Alguns dos sintomas mais comuns do jet lag incluem dores de cabeça, dores abdominais, náuseas ou vómitos, perda de apetite e distúrbios intestinais, entre outros, e podem prolongar-se até uma semana.

Embora não seja 100% evitável, existem algumas medidas que podem ajudá-la a reduzir os efeitos do jet lag – e impedir que as férias de sonho se tornem um pesadelo. Optar por refeições leves durante o voo, evitar bebidas estimulantes e beber muita água para combater a desidratação são alguns gestos que podem fazer a diferença. Ao chegar ao destino, é importante tentar adaptar-se tão depressa quanto possível ao horário local, mantendo-se acordado até ao anoitecer e forçando-se a acordar no início do dia, e seguindo também a mesma regra no que toca às refeições, que devem ser feitas no horário normal.

Além disso, vale a pena apostar em aliados que a ajudem a descansar melhor à noite e a encontrar energia para o dia a dia. Sleep + é um suplemento alimentar composto por duas fórmulas distintas, providenciando ao organismo aquilo que ele precisa, à hora que precisa. As cápsulas para tomar de manhã incluem vitaminas do complexo B, essenciais para várias funções cerebrais, nomeadamente a obtenção de energia, magnésio, que promove o normal funcionamento muscular e do sistema nervoso, e Rhodiola rosea, que fortalece o sistema comprometido pelo stress. Já os comprimidos para tomar à noite, ajudam a apaziguar e acalmar o corpo e a mente, com compostos como camomila, com propriedades calmantes, valeriana e passiflora, que ajudam a reduzir a irritabilidade e as noites mal dormidas, e ainda melatonina, a hormona do sono, que contribui para regular o sono, ajudando-a a adormecer mais depressa. No fundo, Sleep+ é um aliado que a ajuda a reequilibrar o seu biorritmo!

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.