Luís Rubiales ouvido em tribunal sobre beijo não consentido a Jenni Hermoso

SPAIN-JUSTICE-FBL-ESP-WOMEN-ASSAULT
Luís Rubiales à chegada ao tribunal [Fotografia:Thomas COEX / AFP]

O presidente demissionário da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, está esta manhã de sexta-feira, 15 de setembro, a ser ouvido na Audiência Nacional de Madrid devido ao caso do beijo na boca e “não consentido” pela jogadora Jenni Hermoso.

O dirigente desportivo de 46 anos chegou ao tribunal a pé, pelas dez da manhã, com a advogada para responder às acusações de agressão sexual por beijar a jogadora feminina após a vitória da seleção espanhola no Mundial feminino de Futebol, a 20 de agosto.

À chegada, Rubiales não falou à imprensa e estará a ser ouvido, a partir do meio dia, pelo juiz Francisco de Jorge, que lidera a investigação. A audiência será fechada ao público. A jogadora Jenni Hermoso, que apresentou queixa a 6 de setembro, também será chamada a testemunhar posteriormente.

Jenni Hermoso [Fotografia: Jaime LOPEZ / AFP]
Francisco De Jorge recebeu a denúncia contra Rubiales na segunda-feira, apresentada na semana anterior pelo Ministério Público e citando alegados “crimes de agressão sexual” e “coerção”.

No âmbito de uma recente reforma do código penal espanhol, um beijo não consensual pode ser considerado agressão sexual, categoria que agrupa todos os tipos de violência sexual.

Se for considerado culpado, Rubiales poderá enfrentar uma multa até quatro anos de prisão, explicam fontes do Ministério Público.