Maquilhagem antibacteriana: Tudo sobre o futuro da beleza depois da Covid-19

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[Fotografia: Pexels]

Dado o quão tátil é o mundo da beleza, desde a aplicação de amostras de produtos em lojas de maquilhagem até ao toque da pele durante um tratamento facial, não é surpreendente que a chegada da Covid-19 tenha fechado este departamento e aberto vários outros.

Apesar de as lojas e clínicas de beleza terem adotado medidas de segurança apertadas que impedem o toque físico, não é por isso que as mulheres deixam de estar interessadas neste campo. Mas as necessidades de mudança forçaram marcas, produtores e laboratórios de tecnologia a repensar a maneira como fazem as coisas para melhor servir o nosso “novo normal”.

O medo do toque e do contacto combinado com as superfícies e espaços comuns intrínsecos à beleza, condicionamento físico e bem-estar agravaram as questões, com paralisações globais de locais físicos, empurrando marcas para o mundo digital“, disse à edição britânica da revista Glamour Kathryn Bishop, editora no site The Future Laboratory.

“Num mundo inter-Covid, as empresas de beleza, saúde e bem-estar estão a colocar as ambições de crescimento de lado para se concentrarem em ser iterativas e imediatas com os seus clientes, e tornarem-se indispensáveis ​​na vida das pessoas”, acrescentou.

“Segurança é o novo luxo”

O conselho repetido de usar máscaras de proteção individual, desinfetar as mãos e evitar tocar nas superfícies tornou-nos mais vigilantes. “Isso está a levar a uma procura ampliada por higiene, imunidade e espaços públicos higienizados, à medida que os consumidores procuram produtos (e serviços) que os ajudam a sentir-se seguros”, explicou Kathryn Bishop.

“Segurança é o novo luxo”, concorda Antoinette Beenders, vice-presidente sénior de arte global da empresa de cosmeticos Aveda.

“A indústria de cabeleireiro (juntamente com outros serviços de beleza) é construída com base no nosso relacionamento com os clientes, a confiança que cultivamos e a nossa capacidade de fazer com que os clientes se sintam bem cuidados“, disse Antoinette Beenders.

A beleza antibacteriana é uma solução sanitária

A ideia de nos sentarmos numa cadeira, para alguém que está a tossir, nos fazer a maquilhagem é bastante inconcebível nos dias de hoje. Estamos muito mais conscientes de como as bactérias se podem espalhar e manifestar.

“A consciência do consumidor sobre a contaminação por meio do toque está a impulsionar a inovação em materiais higiénicos, antimicrobianos ou embalagens sem toque“, explica Kathryn Bishop, que aponta para a tecnologia emergente das marcas Pylote e Asquan.

A tecnologia antimicrobiana patenteada integra diretamente microesferas de cerâmica mineral em vários acessórios de cosméticos, como pincéis de maquilhagem e rímel. O resultado é uma proteção natural contra contaminação bacteriana e viral – sem a necessidade de limpeza ou desinfeção dessas escovas durante todo o período de uso”, explicou.

Testes feitos pela marca Pylote confirmaram que as microesferas antibacterianas “mantêm um alto nível de higiene microbiológica nas piores condições contra as bactérias e vírus mais resistentes a antibióticos, como os responsáveis ​​por herpes ou conjuntivite”, disse o CEO da marca, Loic Marchin ao site Premium Beauty News.

Até agora, o processo foi testado em pincéis de maquilhagem e fibras de rímel, mas a tecnologia pode ser transferida para outros cosméticos. Até ao momento, a tecnologia não foi testada em relação à Covid-19, mas descobriu-se que se opõe a outra vertente do Coronavírus, onde demonstrou quase 99,9% de destruição do vírus.

Embora essa tecnologia ainda não esteja disponível em Portugal, marcas como a Clinique e Revlon também incorporaram esta tecnologia antimicrobiana nos seus pincéis de maquilhagem, revestindo as cerdas com uma solução antimicrobiana invisível que mata bactérias para oferecer proteção sanitária adicional.

Maquilhagem para melhorar o humor

Nos primeiros dias da pandemia, abandonámos a maquilhagem e concentramo-nos mais na pele. As vendas de base e batom caíram, graças à necessidade de usar máscaras e as pesquisas por “spa facial em casa” subiram 297% no site Pinterest, de acordo com a Glamour.

Muitas de nós ainda estamos a usar menos maquilhagem do que antes, mas, como um antídoto, uma maquilhagem experimental divertida surgiu como um impulso do humor para aqueles que precisam de um estímulo.

“No TikTok e no Instagram, os gurus da beleza usaram a maquilhagem como uma forma de entreter, inspirar e falar autenticamente com os seus seguidores“, disse Kathryn Bishop.

A biotecnologia vai crescer

A indústria da beleza natural está numa trajetória ascendente, mas o surgimento do Coronavírus pode ter abalado o processo.

“A chegada da Covid-19 nem sempre significa melhor – especialmente no que diz respeito à segurança e à vida útil”, explicou Kathryn Bishop acrescentando que “a biotecnologia está a entrar em cena para desafiar marcas de beleza e consumidores a forjar novas definições de natural“.