Maternidade bate recordes e mãe de 67 anos dá à luz uma menina

bebé chinesa istock
[Fotografia: istock]

Aos 67 anos, Tian torna-se na mãe mais velha do mundo. De acordo com as informações avançadas, a mulher chinesa será a progenitora com mais idade e na sequência – garante, sem dar detalhes – de uma gravidez natural.

Segundo os dados avançados e confirmados pela agência AFP, a bebé nasceu de cesariana, em casa e tanto a mãe como a criança, Tianci – cujo nome significa ‘presente do céu’ – estão bem. Um momento raro que teve lugar na província de Shandong. “A menina é um presente do céu para nós dois”, disse o marido de Tian, 68 anos, ao site de informações Guancha.cn. O casal tinha já dois filhos, sendo que um deles nasceu em 1977.

Até ao momento, de acordo com os dados do livro do Guiness, o recorde da gravidez mais tardia na vida de uma mulher estava nas mãos de uma britânica que, em 1997 e aos 59 anos, foi mãe de um rapaz.

Já em matéria de fertilização em vitro, o recorde mundial era de uma espanhola que, quase a completar 67 anos, teve gémeos. Corria o ano de 2006. Também este recorde pode ter sido suplantado a meio deste mês de outubro, com uma mulher indiana a dar à luz um filho contando mais de 75 anos. Prabha Devi e o já tinha adotado uma criança, mas manteve o sonho de ter um filho biológico. O bebé nasceu às 30 semanas, num hospital particular, no Rajastão, e, segundo avançam os sites brasileiros, teve de ficar internado.

CB

Imagem de destaque: istock

Laura Sagnier: “A maternidade em Portugal está muito mais enraizada do que em Espanha”