Miss Portugal: mulher tansgénero ganha pela primeira vez

Design sem nome (1)
Fotografia: Instagram/Marina Machete

Esta quinta-feira, 5 de outubro, Marina Machete foi coroada Miss Portugal e irá representar o país no concurso Miss Universo 2023, que irá realizar-se em novembro, em El Salvador. Mariana foi a primeira mulher transgénero a participar e também a primeira a vencer e vai agora discutir um título que, no ano passado, trouxe uma conquista para Portugal.

“Orgulho em ser a primeira mulher trans a competir para o título de Miss Universo Portugal”, escreveu nas redes sociais. “Durante vários anos não me foi possível participar e hoje orgulho-me de fazer parte deste incrível grupo de finalistas”, acrescentou.

Num vídeo do canal “Miss Queen Portugal”, Marina revela que precisou ultrapassar “muitos obstáculos” como mulher trans. “Felizmente e especialmente com a minha família, o amor provou ser mais forte do que a ignorância”, diz.

NO ano passado, Telma Madeira conquistou uma posição rara para Portugal na Miss Universo: ficar entre as 16 semifinalistas. No regresso a Portugal, a modelo revelou em conversa com a Delas.pt o que lutou para aqui chegar, de como concilia os corpos perfeitos e a saúde mental e de como superou ter sido vítima de bullying na adolescência e